Na reta final dos Jogos da Juventude uma importante ação, que vai além das competições, foi realizada. Nesta segunda-feira, 25, cerca de uma tonelada de alimentos não-perecíveis foi entregue à Casa da Paz Maria de Nazaré e Comunidade Fraterno Amor de João Pessoa, cidade-sede do evento multiesportivo. A doação é fruto de multas aplicadas às delegações das 27 unidades federativas por cometerem falhas ou descumprirem algum ponto do regulamento.
“Esta iniciativa é uma demonstração de como o esporte pode ir além das quadras e campos, impactando positivamente a comunidade. Além disso, reflete o verdadeiro espírito esportivo, como união, solidariedade e transformação social. João Pessoa nos recebeu com muito acolhimento, então poder retribuir de alguma maneira nos enche de alegria. O maior exemplo que fica não está apenas no apoio a essas famílias carentes, mas no ensinamento que deixamos aos atletas sobre a importância de olhar para o próximo, fortalecer nossa sociedade e agir com responsabilidade dentro e fora do esporte”, disse Kenji Saito, diretor dos Jogos da Juventude.
A entrega simbólica dos alimentos também contou com as presenças do coordenador-geral dos Jogos da Juventude, Daniel Santigo, além do secretário de Esporte, Juventude e Lazer da Paraíba, Lindolfo Pires, e representantes das duas entidades, Rodrigo Ribeiro e Sandir Figueiredo, que agradeceram as doações e falaram sobre a importância do gesto solidário.
“Agradecemos ao COB pela iniciativa e nós precisamos de trabalhos como esse para ajudar a quem tanto precisa, porque a fome não espera. Então, tenham certeza de que esses alimentos chegarão a esssas famílias”, afirmou Rodrigo Ribeiro.
“Vivemos em um mundo onde as pessoas não se lembram uma das outras e essas comunidades precisam muito serem alcançadas. Por isso, atividades como essa fazem crescer esse sentimento nas pessoas. A solidariedade é algo que tem que ser estimulado, porque isso faz uma enorme diferença na vida dessas famílias carentes, que muitas vezes não tem o que comer”, completou Sandir Figueiredo.
Todos os anos, os Jogos da Juventude promovem a arrecadação de alimentos não-perecíveis de delegações de todo o país. De acordo com o regulamento da competição, sempre que uma delegação realiza substituições, apresenta erros ou pendências no processo de credenciamento e na documentação, solicita segunda via de credenciais, troca de funções ou outras situações semelhantes, é obrigada a doar alimentos após ser notificada.