Município de 22 mil habitantes no Rio Grande do Norte, Parelhas virou uma espécie de polo de exportação de talentos do vôlei de praia para Natal. Por trás dessa “ponte aérea”, estão mãe e filha. A treinadora Zenaide Medeiros descobre talentos no interior, em trabalho realizado no Centro de Treinamento Seidó. Os jovens mais promissores, ela encaminha para buscar o alto rendimento com sua filha Isamara Lima, que dá continuidade ao projeto na capital. Um dos frutos desse trabalho é a dupla formada por Lara Diniz e Maria Clara Santos, que disputam a primeira divisão do vôlei de praia feminino dos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025.
“A gente fica ali com o coração apertado de morar longe dos nossos pais, mas é muito gratificante ver que nosso esforço está valendo a pena. O vôlei de praia vem nos proporcionando muitas experiências”, compartilha Maria Clara. Apesar de terem apenas 15 anos, a dupla carrega histórico recente vencedor. Neste ano, Lara e Maria Clara venceram a primeira etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Sub-17, em Aracaju; e foram vice-campeãs do Mundial Escolar Sub-15 (Gymnasiade 2025), na Sérvia.
Para a treinadora, o estilo de vida no interior ajuda as crianças e jovens a crescerem mais soltas e desenvolverem coordenação motora. “Lara é uma menina muito aguerrida e, desde pequena, sempre corria muito na rua, brincava com bola no asfalto, andava de bicicleta a cidade inteira. Ela tem essa raiz muito forte e juntou com a Clara, que é um pouco mais tranquila e deu um encaixe perfeito para a dupla”, descreve a treinadora Isamara.
A própria Isamara viveu a experiência de ter tido uma infância no interior e mudado para a capital por causa do vôlei. “Eu comecei a jogar com minha mãe em Parelhas quando tinha mais ou menos a idade delas, depois também fui para Natal, ganhei bolsa de estudos por causa do vôlei e acabei morando por lá, onde dou seguimento ao mesmo CT que funciona em Parelhas com a minha mãe”, explica Isamara.
A coincidência não acaba por aí. Isamara jogou vôlei com a mãe da jovem Lana, que acompanhou a filha nos Jogos da Juventude em Brasília. A torcida está funcionando. A dupla potiguar venceu os três primeiros jogos, contra Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Pernambuco. O próximo desafio das representantes do Rio Grande do Norte será contra o Ceará, pelas quartas de final.