A pernambucana Kawani Sofia consolidou seu status de destaque do ciclismo nacional em sua categoria nesta sexta-feira, 15. A atleta chegou aos Jogos da Juventude CAIXA 2024 de bicicleta nova, comprada após realizar uma “vaquinha” virtual. O esforço valeu a pena: com um desempenho impressionante em João Pessoa, Kawani já conquistou duas medalhas de ouro. A primeira, na quinta-feira, no ciclismo velocidade (500m), e a segunda, na manhã de hoje, na prova de ciclismo por pontos.
Para chegar ao topo do pódio, a ciclista de 16 anos somou 21 pontos, superando Yasmin de Andrade, de São Paulo, que garantiu a prata com 14 pontos, e Laura Zenovelo, do Paraná, que ficou com o bronze ao somar sete pontos.
Competindo pela quinta vez nos Jogos da Juventude, Kawani mostrou resiliência e determinação ao enfrentar uma prova que exige força, estratégia e resistência. Na etapa final, composta por 20 voltas e cinco sprints decisivos, a pernambucana teve que lidar com adversárias fortes e um percurso desafiador, com subida na curva que testou seu limite físico.
“O mais difícil da prova foram os sprints. Essa prova, definida por pontos, é realmente muito dura. Eu me senti muito bem na primeira bateria, mas a segunda foi muito pesada”, contou a atleta, em um misto de cansaço e animação, após cruzar a linha de chegada.
A jornada de Kawani é marcada por desafios inesperados. No início deste ano, ela viveu momentos de tensão quando teve sua bicicleta roubada. Para garantir a participação nos Jogos da Juventude, seus treinadores organizaram uma “vaquinha”, com o apoio de amigos e alguns patrocinadores, para arrecadar parte do valor necessário para a compra de uma nova bicicleta.
“Foi um momento difícil, mas deu tudo certo. Eu amo muito o ciclismo e gostaria que a modalidade fosse mais valorizada. No Brasil se fala muito de futebol, mas temos atletas bons em várias modalidades”, disse a jovem campeã.
A pernambucana participou pela primeira vez de uma competição nacional no ciclismo em 2019, nos Jogos Escolares de Blumenau (versão anterior aos Jogos da Juventude), se destacando rapidamente. Kawani conquistou três medalhas – dois bronzes e uma prata – mesmo sendo a mais nova na categoria.
Kawani começou no esporte começou de forma inesperada. Aos seis anos ela foi incentivada a praticar natação por orientação médica, com o objetivo de tratar uma condição respiratória. Pouco depois, aos 8, se aventurou no triatlo e, em apenas três meses, se tornou campeã brasileira em sua categoria.
Nos Jogos da Juventude CAIXA 2024, ela também competirá na modalidade, no dia 18 de novembro. Antes disso, fecha a participação no ciclismo na prova de estrada, que será realizada neste sábado, 16.