Comitê Olímpico do Brasil confirma João Pessoa como sede dos Jogos da Juventude 2024

Anúncio aconteceu nesta sexta-feira (2), após visita técnica de uma comitiva do COB às instalações da capital paraibana

Voltar para
Voltar para
mar 4, 2024
Comitê Olímpico do Brasil confirma João Pessoa como sede dos Jogos da Juventude 2024

Os Jogos da Juventude de 2024 têm uma nova sede definida. O Comitê Olímpico do Brasil confirmou, nesta sexta-feira, 2, que a cidade de João Pessoa, na Paraíba, receberá o evento multiesportivo entre os dias 13 e 28 de novembro. O anúncio veio após uma comitiva do COB, representada pelo diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte, Kenji Saito, visitar os locais onde ocorrerá a maioria das competições, como a Vila Olímpica Parahyba, o Ginásio Ronaldão e a pista de atletismo da UFPB, além do Centro de Convenções. 

“O Comitê Olímpico do Brasil está muito satisfeito em trazer os Jogos da Juventude novamente para a Paraíba. Quando souberam da oportunidade, trabalharam de forma ágil para viabilizar a candidatura e podemos afirmar, após essa visita e reunião com o governador João Azêvedo, que cumprem todas as obrigações necessárias para sediar o evento. João Pessoa tem condições, equipamentos adequados e uma rede hoteleira robusta. Não tenho dúvidas de que faremos aqui um evento de excelência e uma das melhores edições de todos os tempos”, afirmou Kenji Saito.

Esta será a quinta vez que João Pessoa receberá um dos maiores eventos para jovens atletas do país. Nos anos de 2007, 2011, 2014 e 2016 a competição também aconteceu na capital paraibana e movimentou uma grande estrutura. Este ano, a edição estava prevista para ocorrer em Blumenau (SC), mas a cidade catarinense ficou impossibilitada de receber os Jogos da Juventude devido aos desastres naturais causados pelas chuvas dos últimos meses. 

“Ficamos muito felizes e satisfeitos em receber o Comitê Olímpico do Brasil. Em função de uma parceria que estamos estabelecendo e definindo a partir de hoje, a Paraíba, especificamente João Pessoa, irá sediar os Jogos da Juventude, o que é uma honra para nós. A infraestrutura existe, as belezas da nossa cidade estão aí para todo mundo aproveitar e vamos apoiar o que for preciso. Então, a Paraíba está pronta e vamos fazer uma grande competição”, disse o governador da Paraíba, João Azevêdo.

“O estado da Paraíba recebe de bom grado essa decisão do Comitê Olímpico do Brasil, tendo em vista que João Pessoa pode atender todo o caderno de encargos que nos foi enviado. A Paraíba está preparada para receber o maior e melhor Jogos da Juventude até então já realizados pelo COB”, completou Lindolfo Pires, secretário de Juventude, Esporte e Lazer da Paraíba.

Comitiva do COB em visita às instalações da capital paraibana.

Os Jogos da Juventude

Os Jogos da Juventude reúnem os melhores atletas de até 17 anos do Brasil, oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país para a disputa de 18 modalidades. São mais de 4 mil atletas participantes e, ao todo, mais de 6.000 pessoas envolvidas no evento, somando atletas, Comitê Organizador, voluntários, dirigentes, árbitros, treinadores, médicos, entre outros profissionais.

O evento multiesportivo é organizado pela área de Desenvolvimento Esportivo do COB e tem como objetivo oferecer suporte para as modalidades olímpicas por meio de ações que visam a formação de atletas jovens e profissionais do esporte. Em 2023, a cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo, recebeu os Jogos da Juventude, e trouxe pela primeira vez as disputas de triatlo, tiro com arco, águas abertas e esgrima. O atletismo também teve a estreia da marcha atlética, que se somou ao programa esportivo.

Notícias relacionadas