Os Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025 receberam nesta sexta-feira, 19 de setembro, uma vista de autoridades que foram aprender mais sobre os Jogos e conferir de perto a estrutura montada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) no CICB.
A comitiva foi composta por Ludmila Ferreira Costa Abadia, Diretora de Políticas Públicas do Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte; Frederico Costa e Silva, Diretor de Acompanhamento e Prestação de Contas do Ministério do Esporte; Thiele Silva, Diretora de Projetos do Ministério do Esporte; Marcio Arbach, Coordenador-Geral da Diretoria de Projetos do Ministério do Esporte; Rosinha Estrela, ex-Deputada Federal e Diretora de Relações Institucionais do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos; Andrezza Silveira, Gerente Jurídico do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos; e Alessandra Guerra e Fabiana Todorov, integrantes da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados.
Eles foram recebidos por Sebastian Pereira, Gerente Executivo de Educação, Fomento e Infraestrutura do COB, que está à frente do Programa de Observadores. Sebastian explicou o conceito dos Jogos da Juventude e levou a comitiva por um tour pelas instalações. “É muito importante trabalhar em parceria com o Ministério do Esporte e com todas as entidades deste ecossistema, para que consigamos unir esforços e nos tornarmos uma Nação Esportiva”, disse Sebastian.
Integrantes da comitiva apreciaram a memorabília olímpica, interagiram com a Embaixadora dos Jogos para o Basquete, Janeth Arcain. E até se arriscaram nas ativações de esportes como a escalada.
Ao final da visita, Thiele Silva, Diretora de Projetos do Ministério do Esporte, agradeceu a oportunidade de saber mais sobre os Jogos da Juventude CAIXA. “É muito importante essa experiência que vocês estão proporcionando. A nova Lei de Incentivo ao Esporte é sobre isso: a importância de valorizar o esporte de base”, destacou Thiele.
Além disso, a Diretora de Projetos do Ministério do Esporte fez questão de mencionar outras iniciativas do COB. “Conseguimos entender também que o COB, que tem como pilar a excelência, também tem trabalhados pautas antirracistas, de sustentabilidade. E isso é exatamente o que o Ministério vem trabalhando também. Então é bom ter essa experiência aqui. Posso dizer que foi fantástico. Estou realmente impressionada com a estrutura que vocês conseguiram montar e muito feliz pela experiência que os jovens estão tendo hoje”, elogiou.