Conheça Anna Júlia Carvalho, talento da ginástica rítmica que estará nos Jogos da Juventude CAIXA

Com 13 anos, a atleta paranaense se prepara para encarar o desafio de competir com atletas mais velhas no evento mais importante do esporte juvenil brasileiro.

Voltar para
Voltar para
nov 8, 2024
Conheça Anna Júlia Carvalho, talento da ginástica rítmica que estará nos Jogos da Juventude CAIXA

Quando se fala em talentos promissores na ginástica rítmica, um nome que começa a se destacar é o de Anna Júlia Carvalho. Natural de Curitiba, a atleta de 13 anos se prepara para participar de sua primeira edição dos Jogos da Juventude CAIXA, maior competição esportiva do país para atletas de até 17 anos. Com mais de 4.000 atletas inscritos e 18 modalidades olímpicas em disputa, o evento é uma oportunidade única para a ginasta paranaense mostrar seu potencial em nível nacional.

A história de Anna Júlia com a ginástica rítmica começou cedo, aos 7 anos de idade. E logo no seu primeiro contato com a modalidade, a treinadora Mayara Ehlke percebeu algo diferente. “No primeiro dia fiz uma breve avaliação e vi que ela tinha bastante aptidão. Fui conversar com a mãe e já puxei ela para uma turminha mais avançada”, conta Mayara, treinadora da Anna Julia no Clube Agir. 

Naquele mesmo ano, Anna participou do Campeonato Paranaense de Estreantes, sua primeira competição, e dentre aproximadamente 70 atletas, ficou em 4º lugar no individual, resultado que surpreendeu sua mãe. “Quando vi que ela ficou em 4º lugar falei, meu Deus! Eu não tinha dimensão do que estava acontecendo ali”, relembra orgulhosa Aline Carvalho.

Desde então, Anna Júlia não parou mais. Com uma rotina intensa, a jovem atleta concilia os estudos pela manhã com treinos de segunda a sábado, uma carga horária que exige muita disciplina e esforço.  Sua mãe, Aline, desempenha um papel fundamental no apoio à sua rotina. “Eu a levo para a escola às 07h15, vou trabalhar e 12h00 volto para buscar. A gente almoça rapidinho e 13h30 deixo ela no ginásio. Lá ela fica até 19h30 da noite. É puxado, mas ela é muito dedicada. Ela deixou essa vida de criança dela para viver o sonho de ser ginasta e nos enche de orgulho”, conta Aline.

Mesmo com uma rotina puxada, Anna Júlia encara o treino como também um momento de diversão. “Eu venho pra ginástica e sempre dou risada, brinco com as minhas amigas… treinar faz meu dia feliz, basicamente”, diz a ginasta.

Apesar de sua idade, Anna Júlia já tem uma experiência considerável em competições de alto nível. Ela participou e foi medalhista em campeonatos nacionais, como o Campeonato Brasileiro, e em torneios internacionais, como o Sul-Americano e o Pan-Americano. “O Pan foi a competição alvo deste ano, onde focamos todas as nossas energias e foi bem importante o resultado que ela teve, duas medalhas no individual, ouro e bronze, além de ser campeã por equipe”, relembra a treinadora. “E para que ela chegasse nesse resultado a gente tem uma grande estrutura, apoio que vem desde o clube, federação, confederação e até o próprio COB”, Mayara completa. 

Reconhecimento e Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB)

Anna Júlia também foi reconhecida como uma atleta com grande potencial pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), que a apontou como uma das promessas do esporte para os próximos anos. Além disso, a jovem ginasta foi incluída no projeto “Suporte a Atletas Jovens”, uma iniciativa do COB que visa oferecer o suporte necessário para o desenvolvimento contínuo dos atletas.

O programa é um esforço conjunto entre o COB e as Confederações para proporcionar às jovens promessas um ambiente mais próximo das seleções nacionais, com acompanhamento técnico, estrutura e oportunidades internacionais.

Como parte da estratégia montada pelo COB e CBG, Anna Júlia, junto de sua treinadora Mayara, participou de dois estágios de treinamento fundamentais para sua preparação. O primeiro, em Aracaju, Sergipe, onde ela e sua treinadora Mayara trabalharam junto às seleções nacionais de conjunto. O segundo aconteceu na Cidade do Panamá, com a participação de atletas de destaque para os Jogos Pan-Americanos Júnior de 2025.

Desafio nos Jogos da Juventude CAIXA

Com o apoio do COB e da CBG, Anna Júlia chega aos Jogos da Juventude CAIXA com uma bagagem significativa, mas também com um grande desafio: competir com atletas acima da sua faixa etária. “Essa é a primeira vez que ela participa dos Jogos da Juventude. A Anna tem 13 anos e vai competir com meninas de 13, 14 e 15 anos, então pra ela é uma competição bem forte”, diz Mayara, que apesar do desafio, enxerga Anna Julia alcançando bons resultados. “A expectativa é que ela se mantenha entre as melhores para que nos próximos anos, quando ela estiver com uma idade mais competitiva para esse evento, ela possa estar no topo.” 

Os Jogos da Juventude CAIXA 2024 ocorrerão entre os dias 13 e 28 de novembro, em João Pessoa-PB.

Notícias relacionadas