Dionilson Gabriel leva a esgrima de Junqueiro (AL) aos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025

Jovem de Alagoas começou treinando com cabos de vassoura e chegou às quartas de final em sua estreia nacional

Voltar para
Voltar para
Dionilson Gabriel leva a esgrima de Junqueiro (AL) aos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025

Paciência, personalidade e resiliência. Mais do que palavras, esses valores definem o espírito da esgrima – e também resumem bem a trajetória de Dionilson Gabriel dos Santos nos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025.

Natural de Junqueiro, no interior de Alagoas, o jovem só conheceu a esgrima porque teve professores que acreditaram no potencial dos alunos, mesmo sem experiência anterior na modalidade. Foi na Escola Francisco de Jesus, em 2023, que o professor Felipe decidiu inscrever a turma em uma competição estadual. Sem material adequado, improvisou treinos com o apoio do irmão, Fábio.

“Não tínhamos material, então começamos improvisando. Pegávamos cabo de vassoura e treinávamos. Foi tudo no improviso, mas foi ali que nasceu minha paixão pelo esporte”, conta Dionilson, hoje com 15 anos.

Foto: Abelardo Mendes/COB
Foto: Abelardo Mendes/COB

O criatividade logo se transformou em conquista. No estadual de 2023, Dionilson chegou ao pódio mesmo treinando com cabos de vassoura. Até então, só empunhava a espada em competições e mal acreditava que pudesse ir tão longe. A classificação para os Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025 foi a recompensa de todo o seu esforço e, com o apoio do pai, João, ele conseguiu comprar seu primeiro equipamento apenas duas semanas antes de embarcar para a capital federal.

“Treinávamos em casa com o cabo enrolado em papel para não machucar. Duas semanas antes da viagem conseguimos comprar espadas e máscara. Fizemos do jeito que dava, mas sempre com muita vontade de dar o meu melhor.”

Foto: Abelardo Mendes/COB

Dentro das pistas, mostrou coragem: enfrentou adversários com muito mais tempo de experiência e chegou até as quartas de final. 

“Fico feliz pelo resultado, mas sei que poderia ter sido ainda melhor. Foi uma experiência inesquecível que vou levar para toda a vida.”

Inspiração olímpica com Guilherme Toldo

Entre os olhares na arquibancada, Guilherme Toldo, um dos maiores nomes da esgrima nacional, estava atento a cada passo do jovem. Para o gaúcho, a história de Dionilson traduz a essência da competição.

“Ver um menino que começou com cabo de vassoura chegar até aqui é emocionante, porque já passei por isso também. Minha primeira máscara era usada, eu sou canhoto e só havia material para destro, então precisei jogar ao contrário. Mas dessas adversidades tiramos força para seguir”, lembrou Toldo.

Para o embaixador, a esgrima não se resume a técnica e estratégia. A modalidade também ensina valores essenciais, como equilíbrio emocional, resistência mental e a capacidade de recomeçar sempre.

“É preciso paciência para esperar o momento certo, personalidade para competir e resiliência para lidar com derrotas diárias. Até no dia em que você vence, você também erra e perde toques. Saber conviver com isso é fundamental”, destaca Guilherme Toldo.

As disputas da esgrima chegam ao fim neste sábado, com a prova de espada mista, no Ginásio do Cruzeiro, em Brasília, a partir das 10h. Os resultados das demais modalidades dos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025 podem ser acompanhadas pelo Instagram e pelo Canal do Time Brasil, no YouTube.

Notícias relacionadas