Espírito Santo vence Piauí e carimba vaga na final da primeira divisão do handebol nos Jogos da Juventude CAIXA 2025

Equipe supera pressão da semifinal e decide o ouro contra Santa Catarina nesta quinta-feira

Voltar para
Voltar para

O Espírito Santo comemorou, na tarde desta quarta-feira (24), a vaga na final da primeira divisão do handebol masculino nos Jogos da Juventude CAIXA 2025. A vitória por 25 a 18 veio em um duelo equilibrado e disputado do início ao fim e levou a equipe à sonhada briga pelo ouro.

O central Yuri Lopes Moraes Pereira, de 17 anos, destaque da partida, trocou o futebol pelo handebol e nunca mais quis parar. Após a vitória que garantiu o Espírito Santo na decisão, ele destacou a emoção da semifinal.

“O primeiro tempo foi muito pegado, a gente estava sentindo a pressão da semifinal. No intervalo conversamos com o professor, conseguimos encaixar o jogo e veio a vitória. É meu primeiro Jogos da Juventude CAIXA e já poder disputar uma medalha de ouro na primeira divisão é emocionante demais”, disse o jogador.

Yuri está participando do seu primeiro Jogos da Juventude. Foto: Wagner Araújo/ COB

Na defesa, o goleiro Lorenzo Souza, também de 17 anos, foi decisivo para a classificação. Mesmo com apenas um ano de experiência no handebol, já terá pela frente sua primeira final em uma competição nacional.

“No começo bate aquele nervosismo, ainda mais sendo a primeira semifinal da gente. Mas depois vai caindo a ficha, tudo vai dando certo e a vitória veio. É muito gratificante estar nessa final. Comecei ano passado e já estou vivendo isso, é incrível”, contou.

Goleiro foi destaque na partida. Foto: Wagner Araújo/ COB

O treinador Francis Marguerrini vibrou com a entrega dos atletas e se emocionou ao lembrar do esforço fora das quadras.

“São quatro anos de muito trabalho, treinando de segunda a sábado. A família precisa entender esse esforço, não é fácil, mas eles sabem o quanto eu gosto e o quanto luto por isso. Esses meninos se dedicam demais, ninguém enrola. Essa vaga é fruto do trabalho coletivo”, disse emocionado.

O adversário sulista

Na outra semifinal, Santa Catarina garantiu vaga na final ao superar São Paulo por 23 a 17. Agora, a grande decisão será nesta quinta-feira (25), às 10h30, no ginásio do Colégio La Salle, em Brasília, com o duelo entre Espírito Santo e Santa Catarina pelo ouro da primeira divisão.

“Vai ser um jogo muito difícil, equilibrado, mas a gente está confiante. Queremos muito essa medalha de ouro”, projetou o goleiro Lorenzo, do Espírito Santo.

Notícias relacionadas