O Centro de Convivência dos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), recebeu nesta sexta-feira (19) duas visitas especiais: o Deputado Federal Julio Cesar e o Secretário da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados, Lindberg Júnior. Importante para a escolha da Capital Federal como cidade-sede do evento, Julio Cesar conheceu de perto a estrutura montada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) no local, com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal. O Deputado foi Secretário de Esportes e Lazer do Distrito Federal, e foi responsável pela candidatura de Brasília para sediar a edição de 2025 dos Jogos da Juventude CAIXA.
“É muito importante recebermos aqui em Brasília os Jogos da Juventude, que são fundamentais para o desenvolvimento do esporte no país. Aqui vemos praticamente todas as modalidades olímpicas e a interação entre todos os estados. Sem dúvidas, eventos como este revelam novos talentos que podem futuramente representar o Brasil nas Olimpíadas e em grandes competições mundiais. Brasília está muito feliz de receber os Jogos da Juventude”, afirmou Julio Cesar.
O Secretário da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados, Lindberg Júnior, também esteve no local na tarde desta sexta-feira em visita guiada por Daniel Santiago, coordenador-geral dos Jogos da Juventude; Sebastian Pereira, gerente de Educação, Fomento e Infra-estrutura, e José Carlos Pinheiro, da área de Relações Institucionais do COB.
Durante a passagem pelo espaço, ambos puderam acompanhar o funcionamento do programa Transforma, iniciativa que leva crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental para atividades no Centro de Convivências, atendendo até 150 alunos por dia. Também conheceram algumas das atrações oferecidas aos jovens, como a exposição de memorabilia olímpica e experiências esportivas como o simulador de corrida, ciclismo e rugby e a parede de escalada.

Julio Cesar e Lindberg Júnior visitaram ainda os estandes voltados para temas fundamentais no ambiente esportivo, como o de Controle Antidopagem e o do Esporte Seguro, que reforçam a importância da integridade e do bem-estar dos atletas. O deputado ainda destacou a importância de revisitar a história do esporte brasileiro por meio da exposição: “O que mais me chamou a atenção foi a exposição olímpica com as camisas e os apetrechos dos atletas. Ali, podemos ver a história de quem representou o Brasil no passado e os atletas que representam atualmente. Ficamos felizes de saber que temos grandes campeões e que estamos aqui formando novos campeões”, completou.
Para Lindberg Júnior, o evento cumpre um papel estratégico para consolidar uma cultura esportiva no país. “Os Jogos da Juventude são um grande passo para criarmos uma nação esportiva, que é o que o COB e todos nós desejamos como amantes do esporte. Trazer a juventude para competir faz parte do processo que começa na escola e continua aqui. É o momento de não só competir, mas interagir, conhecer a história do esporte brasileiro e mundial, descobrir novas modalidades e também novas pessoas. Os Jogos simbolizam essa união em torno de um Brasil esportivo”, afirmou o secretário.