Nos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025, esporte e sustentabilidade caminham lado a lado. Além de revelar novos talentos e difundir os valores olímpicos, o Comitê Olímpico do Brasil busca reforçar o seu compromisso com a consciência ambiental, promovendo uma série de ações em parceria com a Neoenergia.
“Este é o maior evento multiesportivo do Brasil e, além das competições, também representam uma oportunidade de trabalhar temas importantes. Há anos promovemos iniciativas ligadas ao meio ambiente, mas agora, com a estruturação da área de Sutentabilidade no COB, passamos de ações pontuais para uma estratégia mais transversal. O esporte também depende de um planeta saudável, por isso cada um precisa fazer a sua parte”, destacou Thais, analista de Sustentabilidade do COB.
Uma das principais iniciativas está no Centro Internacional de Convenções do Brasil, local que abriga o Centro de Convivência dos Jogos e onde funciona a máquina de compostagem. Com capacidade de processar em média 100 kg de resíduos orgânicos por dia, ela transforma restos de alimentos em adubo, posteriormente reaproveitados tanto nas hortas da cozinha quanto em projetos ambientais.

“Hoje conseguimos evitar que mais de 60% dos resíduos vá para o aterro. A máquina processa cerca de 100 quilos de orgânicos a cada 18 horas e gera 10 quilos de adubo, que são usados na horta orgânica que estamos iniciando e distribuidos para projetos ambientais. A ideia é fechar o ciclo: a comida que sobra dos eventos vira adubo, que alimenta a nossa horta e volta em forma de temperos para a cozinha”, contou Marcelo Almeida, sócio do buffet Rio 40.
No entanto, antes da compostagem, os atletas são incentivados à coleta seletiva: no refeitório, cada resíduo tem sua destinação própria. Para o COB, esse simples gesto, repetido diariamente pelos mais de 4.700 atletas, funciona como uma ferramenta de educação e reforça a importância do descarte consciente.

Outro destaque é a ausência de copos plásticos descartáveis. No lugar deles, os participantes receberam squeezes reutilizáveis, incentivando a adoção de hábitos sustentáveis também fora da competição.
No Centro de Convivência, a sustentabilidade também vira aprendizado. A ativação da Neoenergia “Enigmas da Sustentabilidade” desafia a garotada a resolver questões sobre coleta seletiva, reciclagem, tipos de biomas e fontes de energia. Além disso, durante três dias, o “Momento Sustentabilidade Neoenergia” trará aulas interativas ministradas pelo professor Rodrigo Rodrigues, embaixador do programa Transforma.
“O primeiro desafio é chamar a atenção da juventude aqui dentro do Centro de Convivência. Eles circulam para todos os lados, cheios de energia, e falar sobre um tema tão importante como a transição energética e a sustentabilidade exige criatividade”, disse o professor de geografia.

“A partir desse interesse inicial, conseguimos mostrar a importância de substituir as chamadas energias sujas por fontes limpas. Mais do que isso, a ideia é conscientizar: mostrar que a mudança climática não afeta apenas o esporte, mas também o dia a dia de cada um já que interfere no lazer, na casa, no corpo, no ambiente escolar. Ou seja, faz parte da vida em todos os aspectos”, enfatizou Rodrigo.
Mas o desafio não para por aí. O professor destacou que substituir combustíveis fósseis por fontes renováveis, como solar e eólica, é essencial para reduzir os impactos climáticos. E, embora muitas vezes esporte e sustentabilidade pareçam temas distantes, tudo está conectado.
“As mudanças climáticas já afetam diretamente o esporte. Em modalidades ao ar livre, como maratonas e provas de atletismo, os atletas ficam expostos às intempéries: chuva, calor intenso ou longos períodos de seca. Imagine disputar uma prova em meio a um calor extremo – uma condição crítica que já é realidade em algumas regiões. Esses fatores impactam a prática esportiva e todo o movimento olímpico”, comentou Rodrigues.

Além do conteúdo, as aulas trarão desafios lúdicos, como estourar balões para identificar energias limpas ou montar painéis sobre os impactos das mudanças climáticas no esporte. Ao final, brindes como bolsas e estojos confeccionadas a partir de lonas reutilizadas dos Jogos da Juventude de João Pessoa 2024 reforçam o impacto da reciclagem.
“O grande desafio aqui é plantar a semente da consciência. E, com o tempo, ela precisa ser regada por eles mesmos. Quando o jovem entende que o meio ambiente está em tudo – na escola, no clube, em casa e até no desempenho esportivo – ele passa a sair daqui mais maduro, crítico e consciente. Essa é a transformação que buscamos”, finalizou.
Os Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025
Os Jogos da Juventude CAIXA seguem até o dia 25 de setembro. As competições do segundo bloco acontecem até o dia 16, enquanto o terceiro bloco será realizado de 21 a 25. Ao todo, mais de 4.700 jovens de todas as regiões do Brasil participam do evento, que terá suas modalidades transmitidas ao vivo pelo canal do Time Brasil no YouTube.
O Transforma é o programa do Comitê Olímpico do Brasil voltado à promoção dos Valores Olímpicos, com foco na formação integral do ser humano. Mais do que um projeto de Educação Olímpica, ele aproxima o esporte da sala de aula ao capacitar professores de todas as disciplinas e desenvolver atividades que envolvem educadores e estudantes em todo o país.