
Modalidades
Conheça todas as 19 modalidades disputadas nos
Jogos da Juventude 2025
Jogos da Juventude 2025
A competição de águas abertas será realizada de acordo com as regras oficiais da World Aquatics (Federação Internacional de Desportos Aquáticos), adotadas pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), salvo o estabelecido neste regulamento.
Serão realizadas competições individuais e revezamento misto. Cada unidade da federação poderá inscrever até um atleta de cada gênero na faixa etária de 15 a 17 anos e eles estarão automaticamente inscritos no revezamento misto.
Os atletas participantes das provas de natação poderão constar na relação de inscritos da modalidade de águas abertas.
Cada unidade da federação pode inscrever até 11 atletas por gênero, na faixa etária de 15 a 17 anos. O limite de participação por atleta é de duas provas individuais e uma equipe nas provas de revezamentos.
O programa da competição é composto pelos seguintes grupos de provas: Velocidade, corridas com barreiras, meio fundo e fundo, saltos, arremessos e lançamentos, combinadas e marcha atlética.
A competição de atletismo será realizada de acordo com as regras oficiais da World Athletics (WA), adotadas pela Confederação Brasileira de Atletismo, salvo o estabelecido nos regulamentos dos Jogos da Juventude.
Cada unidade da federação pode inscrever até dois atletas por gênero, na faixa etária de 15 a 17 anos.
Os atletas poderão participar das seguintes disputas: simples masculina, simples feminina, dupla masculina, dupla feminina e dupla mista.
A competição de badminton será realizada de acordo com as regras oficiais da Badminton World Federation (BWF), adotadas pela Confederação Brasileira de Badminton, salvo o estabelecido nos regulamentos dos Jogos da Juventude.
Cada unidade da federação pode inscrever de oito a nove atletas por gênero, na faixa etária de 15 a 17 anos.
Os jogos serão divididos em quatro quartos de 10 minutos, com intervalo de cinco minutos entre o 2º e 3º quartos e um minuto entre os demais. As equipes serão distribuídas em três divisões, considerando a classificação final da última edição Jogos da Juventude.
A competição de basquetebol será realizada de acordo com as regras oficiais da International Basketball Federation (FIBA), adotadas pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), salvo o estabelecido nos regulamentos dos Jogos da Juventude.
Cada unidade da federação pode inscrever até dois atletas por gênero, na faixa etária de 15 a 17 anos.
O programa da competição é composto pelas seguintes provas nas categorias feminina e masculina: Potência Máxima, velocidade, prova por pontos e estrada.
A competição de ciclismo será realizada de acordo com as regras oficiais da Union Cycliste Internationale (UCI), adotadas pela Confederação Brasileira de Ciclismo, salvo o estabelecido nos regulamentos dos Jogos da Juventude.
A Competição de Esgrima será realizada de acordo com as regras oficiais da Federação Internacional de Esgrima (FIE), adotadas pela Confederação Brasileira de Esgrima (CBE), salvo o estabelecido neste regulamento.
As disputas serão realizadas nos formatos individual e por equipes para atletas na faixa etária de 14 a 17 anos.
A competição individual será por eliminação direta, com fórmula mista, que consta de uma rodada de poules classificatórias, seguida por um quadro de eliminação direta até classificar 4 esgrimistas para as semifinais e final, sem disputa de terceiro lugar (dois terceiros lugares).
Na competição por equipes a prova será de duplas mistas com as equipes compostas de 02 atletas sendo 01 homem e 01 mulher (sem reservas), e será eliminatória simples com disputa de terceiro lugar e a composição do quadro inicial de eliminatória direta será após uma rodada de poules de três (03) ou quatro (04) equipes.
Cada unidade da federação pode inscrever de oito a nove atletas por gênero, na faixa etária de 15 a 17 anos.
Os jogos serão divididos em dois tempos de vinte minutos com intervalo de cinco minutos. As equipes serão distribuídas em três divisões. considerando a classificação final da última edição do Campeonato Brasileiro Escolar sub-17 realizado pelo Ministério do Esporte.
A competição de Futsal será realizada de acordo com as regras oficiais da Fédération Internationale de Football Association (FIFA), para a modalidade, adotadas pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), salvo o estabelecido nos regulamentos dos Jogos da Juventude.
Cada unidade da federação pode inscrever até duas atletas. Em função de características específicas da modalidade, a faixa etária será de 13 a 15 anos.
As disputas serão por equipes, no individual geral e por aparelhos. Para a competição feminina são definidos quatro aparelhos: salto, paralelas assimétricas, trave de equilíbrio e solo. No masculino a competição tem seis aparelhos: solo, cavalo com alças, argolas, salto, paralelas e barra-fixa.
A competição de ginástica artística será realizada de acordo com as regras oficiais da Fédération Internationale de Gymnastique (FIG), adotadas pela Confederação Brasileira de Ginástica, salvo o estabelecido nos regulamentos dos Jogos da Juventude.
Cada unidade da federação pode inscrever até três atletas. Em função de características específicas da modalidade, a faixa etária será de 14 e 15 anos.
As disputas acontecerão por equipes, individual geral e por aparelhos.
A competição de ginástica rítmica será realizada de acordo com as regras oficiais da Fédération Internationale de Gymnastique (FIG), adotadas pela Confederação Brasileira de Ginástica, salvo o estabelecido nos regulamentos dos Jogos da Juventude.
Cada unidade da federação pode inscrever de dez a doze atletas na primeira divisão e dez a onze atletas nas segunda e terceira divisões por gênero, na faixa etária de 15 a 17 anos.
Os jogos serão divididos em dois tempos de 25 minutos com intervalo de dez minutos. As equipes serão distribuídas em três divisões, considerando a classificação final da última edição Jogos da Juventude.
A competição de handebol será realizada de acordo com as regras oficiais da International Handball Federation (IHF), adotadas pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), salvo o estabelecido nos regulamentos dos Jogos da Juventude.
Cada unidade da federação pode inscrever até oito atletas por gênero, na faixa etária será de 14 a 16 anos, sendo que cada atleta só poderá participar de uma categoria de peso e a graduação mínima é laranja.
O programa da competição individual é organizado de acordo com as seguintes categorias de peso: superligeiro, ligeiro, meio-leve, leve, meio-médio, médio, meio-pesado, pesado.
A competição de judô será realizada de acordo com as regras oficiais da International Judo Federation (IJF), adotadas pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), por meio do Regulamento Nacional de Eventos da Confederação Brasileira de Judô (RNE – CBJ), salvo o estabelecido nos regulamentos dos Jogos da Juventude.
Cada unidade da federação pode inscrever até oito atletas por gênero, na faixa etária de 15 a 17 anos.
O programa da competição é composto por provas nos estilos borboleta, costas, peito, livre e medley, além dos revezamentos a serem disputados em piscina de 25m ou 50m de extensão.
A competição de natação será realizada de acordo com as regras oficiais da World Aquatics (WA), adotadas pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), salvo o estabelecido nos regulamentos dos Jogos da Juventude.
Cada unidade da federação pode inscrever até cinco atletas por gênero, na faixa etária de 15 a 17 anos, sendo que cada atleta só poderá participar de uma categoria de peso e a graduação mínima é de 2º GUB (faixa vermelha).
O programa da competição é dividido em cinco categorias de peso para cada gênero.
A competição de taekwondo será realizada de acordo com as regras oficiais da World Taekwondo (WT), adotadas pela Confederação Brasileira de Taekwondo, salvo o estabelecido nos regulamentos dos Jogos da Juventude.
Cada unidade da federação pode inscrever até dois atletas por gênero, na faixa etária de 14 e 15 anos.
Os atletas poderão participar das seguintes disputas: individual feminina, individual masculina, equipe feminina, equipe masculina e duplas mistas.
A competição de tênis de mesa será realizada de acordo com as regras oficiais da International Table Tennis Federation (ITTF), adotadas pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, salvo o estabelecido nos regulamentos dos Jogos da Juventude.
Cada unidade da federação poderá inscrever um atleta de cada gênero, na faixa etária de 15 a 17 anos.
A competição será na forma indoor / Round Olímpico nas provas Individual e Duplas Mistas, ambas no arco recurvo.
A competição de Tiro com Arco será realizada de acordo com as regras oficiais da World Archery (WA), adotadas pela Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTARCO), salvo o estabelecido neste regulamento.
Cada unidade da federação poderá inscrever um atleta de cada gênero na faixa etária de 15 a 17 anos.
A competição de Triathlon será realizada de acordo com as regras oficiais da World Triathlon, adotadas pela Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri), salvo o estabelecido neste Regulamento.
As competições serão realizadas na modalidade Super Sprint, que compreende as distâncias de 250 a 300m de natação, 6,5 até 8km de ciclismo e 1,7 até 2km de corrida, com a possibilidade de variações de acordo com as necessidades técnicas de cada percurso. As competições serão em disputa individual por gênero e por equipe mista (Team Relay). Todas as unidades da federação que tiverem um atleta do sexo masculino e uma atleta do sexo feminino inscritos na competição estarão automaticamente inscritas na competição por equipe mista (Team Relay).
Cada unidade da federação pode inscrever dois atletas por gênero.
A competição seguirá o sistema de grupos, com semifinais e finais. As duplas são distribuídas em duas divisões, considerando a classificação final da última edição Jogos da Juventude.
A competição de vôlei de praia será realizada de acordo com as regras oficiais da Federação Internacional de Volleyball (FIVB) adotadas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), salvo o estabelecido nos regulamentos dos Jogos da Juventude.
Cada unidade da federação pode inscrever de oito a dez atletas por gênero na faixa etária de 14 a 17 anos.
A competição seguirá o sistema de grupos com semifinais e finais. As equipes serão distribuídas em três divisões, considerando a classificação final da última edição Jogos da Juventude.
A competição de voleibol será realizada de acordo com as regras oficiais da Fédération Internationale de Volleyball (FIVB), adotadas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), salvo o estabelecido nos regulamentos dos Jogos da Juventude.
Cada unidade da federação pode inscrever até cinco atletas no gênero feminino e seis atletas no gênero masculino, sendo que no masculino três atletas são para o estilo livre e três atletas são para o estilo greco-romano e cada atleta só poderá participar de uma categoria de peso e um estilo.
O programa da competição individual é organizado de acordo com as seguintes categorias de peso:
Estilo Livre feminino: -43kg, -49kg, -57kg, – 65kg e -73kg.
Estilo Livre Masculino: -55kg, -71kg e -110kg.
Estilo Greco-Romano Masculino: -48kg, -65kg e -92kg.
A competição de wrestling será regida de acordo com as regras oficiais da United World Wrestling (UWW), reconhecidas pela Confederação Brasileira de Wrestling (CBW), salvo o estabelecido nos regulamentos dos Jogos da Juventude.