São Paulo domina o triatlo com Maria Paula Lima e Henrique Domingues no topo do pódio

Paulistas conquistam ouro no masculino e feminino da modalidade em Brasília

Voltar para
Voltar para
São Paulo domina o triatlo com Maria Paula Lima e Henrique Domingues no topo do pódio

A manhã desta terça-feira (16) entrou para a história de São Paulo nos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025. Em uma dobradinha de ouro no triatlo, Maria Paula Lima e Henrique Domingues dominaram as provas feminina e masculina e colocaram o estado no lugar mais alto do pódio nas disputas.

Nascida em Senador Camará, no Rio de Janeiro, Maria Paula chamou a atenção de um treinador do Sesi São Paulo, que enxergou seu potencial. Desde então, a atleta se mudou para São Carlos, onde passou a treinar em alto nível e intensificou a preparação até conquistar o ouro na competição nacional.

“Eu já treinava no Rio quando o treinador do Sesi viu meu perfil nas redes sociais e me convidou para fazer alguns testes. Passei, me mudei para São Carlos e já estou lá há um ano e meio. Sinceramente, não imaginava ganhar por serem meus primeiros Jogos. Achei que poderia ficar no pódio, mas conquistar o primeiro lugar é muito especial”, contou Maria Paula.

Triatleta garantiu o primeiro lugar do pódio. Foto: Abelardo Mendes Jr/ COB

O paulista Henrique, de 17 anos, é o reflexo da nova geração do triatlo. Cresceu acompanhando o pai, triatleta experiente e quinto colocado em uma edição do Ironman, e agora transforma essa inspiração em combustível para escrever sua própria história – iniciada hoje com a vitória da prova masculina.

“A prova em si é difícil, mas o processo é ainda mais. Ver minha família aqui, ver que o trabalho deu certo, é um sentimento enorme de felicidade. Agora quero focar na minha carreira e chegar em Olimpíadas e Mundiais”, afirmou o jovem.

Henrique manteve o ritmo forte até o final da competiçõa. Foto: Abelardo Mendes Jr/COB

Reunindo natação, ciclismo e corrida em sequência, o triatlo é considerado uma das provas mais exigentes do esporte, mas mesmo assim tem atraído cada vez mais público no Brasil. Segundo a pesquisa (Ticket Sports 2023) , a prática cresceu 62,4% em menos de três anos, com São Paulo concentrando quase metade dos atletas do Sudeste.

“Acho que vencer a competição é uma forma de retribuir tudo o que o estado de São Paulo fez para que a gente estivesse aqui e por todas as oportunidades que recebemos. É uma troca justa, no mesmo nível do apoio que nos foi oferecido”, comentou Henrique

Maria Paula Lima e Henrique venceram as disputas femininas e masculinas de triatlo. Foto: Igo Bione/COB

Presente em Brasília, a campeã pan-americana e atleta olímpica Luisa Baptista destacou o potencial da nova geração.

“Apesar de torcer para todos, é muito bacana ver meu estado no pódio. A Maria faz parte da mesma equipe que eu, o Sesi, e tenho certeza que o futuro dela é brilhante. Ver um evento como esse me deixa muito feliz e aumenta a crença no futuro do esporte brasileiro”, disse.

O triatlo continua nesta quarta-feira (17), às 9h, com o revezamento misto. Os resultados da competição podem ser acompanhados pelo site e Instagram dos Jogos da Juventude CAIXA.

Notícias relacionadas