Os Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025 receberam neste domingo, 21 de setembro, a visita da Senadora Leila Barros, Presidente da Comissão de Esportes do Senado e ex-jogadora de vôlei duas vezes medalhista olímpica, que foi conferir de perto a estrutura montada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) no CICB. Ela esteve acompanhada do Diretor-Geral do COB, Emanuel Rêgo, e do filho do casal, Lukas. Na visita, a senadora Leila encontrou o Superintendente Nacional da Caixa Econômica Federal, Denis Mens de Melo Matias, e as embaixadoras dos Jogos da Juventude, Fabiana Silva do badminton e Ketleyn Quadros, do judô.
Os visitantes foram recebidos por Sebastian Pereira, Gerente Executivo de Educação, Fomento e Infraestrutura do COB, pelo coordenador geral dos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025, Daniel Santiago e por José Carlos Pinheiro, da área de Relações Institucionais do COB em Brasília, que fizeram uma apresentação sobre os Jogos e levaram os convidados para acompanhar as competições de badminton, judô e taekwondo que aconteciam no CICB.
“A presença da senadora Leila Barros, presidente da Comissão de Esportes do Senado Federal, é uma inspiração para nossos jovens atletas e reafirma o compromisso do Parlamento com o fortalecimento do esporte no Brasil”, disse Sebastian. A senadora se mostrou muito feliz com o que viu. “Quem já participou de uma Olímpíada sabe que a estrutura que foi montada aqui é de primeiríssima qualidade. Essa experiência não tem preço. Significa promoção da cidadania e formação do indivíduo”, elogiou.
O superintendente Denis Mens corroborou as palavras da senadora. “Nós sabemos que a caminhada de um atleta não começa na véspera dos Jogos Olímpicos. E os Jogos da Juventude CAIXA trazem isso: o olhar para a base, numa idade em que talvez os jovens não teriam oportunidade de conhecer um evento tão grande”, disse.
Recentemente a Senadora Leila Barros foi importante na articulação no Câmara e no Senado da Lei de Incentivo ao Esporte – que passa a ser permanente. O projeto aprovado nas duas casas mantém as regras atuais sobre prestação de contas, restrições aos doadores e patrocinadores, responsabilidades, divulgação dos dados, infrações e definição de limites pelo Ministério do Esporte. Empresas e pessoas físicas seguem podendo deduzir do Imposto de Renda doações e patrocínios realizados para projetos desportivos. Em 2024, a LIE beneficiou mais de 15 milhões de brasileiros com projetos que promovem saúde, inclusão e cidadania. A indústria esportiva gerou em 2023 cerca de R$ 183,4 bilhões, equivalente a 1,69% do PIB nacional. Em breve o Senado deve enviar o projeto ao Palácio do Planalto para sanção presidencial.
Para a senadora eventos como este são prova de que a lei é importante e benéfica para o país. “São os recursos públicos chegando verdadeiramente aonde devem. O COB mostra um exemplo de gestão”, afirmou. Sebastian Pereira, agradeceu os elogios. “Ao prestigiar os Jogos da Juventude CAIXA a senadora Leila Barros demonstra, com exemplo e liderança, a importância de investir em políticas públicas que transformam vidas por meio do esporte”, encerrou.