Terceira onda dos Jogos da Juventude CAIXA 2025 terá disputas de judô, vôlei, taekwondo, badminton, ginástica rítmica e handebol

A competição é reconhecida como uma das principais portas de entrada para jovens talentos no esporte olímpico brasileiro

Voltar para
Voltar para

Vai começar a terceira onda dos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025. O último bloco da competição reúne judô, taekwondo, badminton, ginástica rítmica, handebol e vôlei. As disputas começam neste domingo, 21 de setembro, e seguem até quinta-feira, 25 de setembro. Ao todo, mais de 1400 atletas das 27 unidades da Federação passarão pelas 12 instalações espalhadas pela capital federal no maior evento multiesportivo do país voltado para esportistas de até 17 anos. 

Além de serem reconhecidos como uma das principais portas de entrada para jovens talentos no esporte olímpico brasileiro, os Jogos da Juventude proporcionam para a garotada a oportunidade de conhecer de pertinho atletas consagrados do esporte brasileiro, que assumem papel de embaixadores dos Jogos da Juventude.

“Aqui é o primeiro passo da trajetória de um atleta, com certeza. Quando a gente pisa em um tatame aqui, não tem como não se imaginar em outros tatames lá fora”, comenta a judoca Beatriz Souza, que marcou presença neste sábado, 20 de setembro, no Centro de Convivência dos Jogos, palco das disputas de judô, taekwondo e badminton nesta terceira onda. 

Embaixadora dos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025, a campeã olímpica Bia Souza (judô) interagiu com os jovens atletas no Centro de Convivência. Foto: Washington Alves/COB

A campeã olímpica Bia Souza é uma das embaixadoras do último bloco de competições dos Jogos da Juventude, ao lado de Duda Amorim (handebol), Ketleyn Quadros (judô), Bárbara Domingos (ginástica rítmica), Fabiana Silva (badminton), Bruninho (vôlei) e Maria Clara Pacheco (taekwondo).

Alguns deles, inclusive, já participaram dos Jogos da Juventude CAIXA no início de suas carreiras, caso da própria Beatriz Souza. Outros ídolos do esporte brasileiro que passaram pela competição organizada pelo COB são as também campeãs olímpicas Sarah Menezes, do judô, Duda Lisboa, do vôlei de praia; os medalhistas olímpicos Alison dos Santos “Piu”, Caio Bonfim e Rosângela Santos, do atletismo; Mayra Aguiar, William Lima e Larissa Pimenta, do judô; Fernando Scheffer, da natação; Ana Cristina Souza, Roberta Ratzke, Rosamaria Montibeller e Carolana, do vôlei; além de Rodrygo, jogador da seleção brasileira masculina de futebol e do Real Madrid.

Jogos para além das competições

Considerado o coração dos Jogos da Juventude, o Centro de Convivência também reúne o restaurante onde as delegações fazem as refeições, além de várias atividades disponíveis para os atletas, como a Memorabília Olímpica, experimentação esportiva de escalada e rúgbi, apresentações teatrais, Programa Transforma e ativações dos patrocinadores CAIXA, Neoenergia, Vale, Mormaii e Max Recovery. O local fica no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília.

A sustentabilidade também permeia todo o projeto dos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025 com ações que incluem a coleta seletiva e compensação de emissão de carbono, além de ações educativas para participantes do evento.

Notícias relacionadas