Faltam 250 dias para os Jogos da Juventude 2024. Até a abertura do evento multiesportivo, promovido pelo Comitê Olímpico do Brasil há mais de 20 anos, uma série de visitas, ajustes e reuniões são realizadas para que tudo esteja pronto e funcionando com excelência, antes mesmo do início das competições que acontecem a partir do dia 13 de novembro.
O pontapé desse trabalho foi dado oficialmente na última segunda-feira, dia 4. Após assinatura do acordo de cooperação entre o COB e o Governo da Paraíba, uma equipe se reuniu, durante toda a semana, para fazer vistorias técnicas às instalações esportivas, setor hoteleiro e infraestrutura da cidade de João Pessoa. Parte dessas visitas foi acompanhada pelo Presidente do COB, Paulo Wanderley; pelo diretor dos Jogos da Juventude, Kenji Saito; além do secretário de Esporte da Paraíba, Lindolfo Pires, e o secretário Executivo de Esporte da Paraíba, Harlen Vilarim.
“Os Jogos da Juventude recebem uma atenção muito especial por parte do Comitê Olímpico do Brasil e um dos nossos objetivos é oferecer a melhor estrutura aos jovens atletas. Com instalações esportivas bem equipadas e uma robusta rede hoteleira, João Pessoa atendeu às nossas expectativas e está preparada para proporcionar um evento memorável e de sucesso para atletas, treinadores e espectadores”, afirmou Paulo Wanderley.
“O trabalho que envolve os Jogos da Juventude começa bem antes da abertura e requer uma parceria muito forte entre o COB e a cidade que vai sediar o evento multiesportivo. É uma competição muito esperada por todos nós, que exige dedicação e cuidados para que tenhamos uma estrutura de alto nível. A ideia é sempre evoluir em relação a edição anterior e seguiremos trabalhando para isso”, reforçou Kenji Saito.
As visitas abrangeram reuniões com representantes de 28 hotéis da capital paraibana e foi possível explicar o processo de contratação, além da movimentação que os Jogos da Juventude traz para a cidade. A equipe do COB também fez vistorias aos locais onde ocorrerão as disputas de cada uma das 18 modalidades, assim como no Centro de Convenções para definir o que comportará em cada um dos espaços e o Teatro Pedra do Reino, palco da cerimônia de abertura.
“Foi uma semana muito produtiva e valeu a pena vir com a equipe toda, porque tem uma troca muito positiva. Otimizamos bastante o nosso tempo para aproveitar ao máximo as visitas e saímos satisfeitos com o que vimos em relação à estrutura e o comprometimento do estado com a entrega do evento”, disse Daniel Santiago, coordenador-geral dos Jogos da Juventude.