Um é medalhista de bronze olímpico no taekwondo. O outro se tornou o primeiro brasileiro a liderar o ranking mundial de tiro com arco, posto que ocupou por incríveis 84 semanas. E o que eles têm em comum? Os dois serão embaixadores dos Jogos da Juventude. Estamos falando de Edival Pontes, o Netinho, e Marcus D’Almeida, duas realidades do esporte brasileiro.
Os dois novos nomes se juntam à campeã olímpica Bia Souza, do judô, para exercer esse importante papel antes e durante a competição, que acontecerá em João Pessoa, entre 13 e 28 de novembro. E esse time ainda vai crescer, com outros grandes nomes que serão divulgados nos próximos dias.
Netinho conquistou a medalha de bronze no taekwondo nos Jogos Olímpicos Paris 2024 na categoria até 68kg. Agora, terá a oportunidade de passar sua experiência e receber o carinho dos jovens que farão parte do evento e o veem como uma das referências da modalidade.
Considerado o melhor atleta do tiro com arco nos últimos anos, Marcus D’Almeida vem conquistando diversos resultados expressivos no cenário mundial de sua modalidade, com títulos internacionais e a liderança do ranking.
Os dois nunca tiveram a oportunidade de participar dos Jogos da Juventude como atleta, mas agora poderão desfrutar dessa experiência única. A principal função dos embaixadores é ter contato com os competidores, permitindo a troca de experiências com seus ídolos. Eles assistem competições, entregam medalhas, alguns participam da cerimônia de abertura, de bate-papos e ações educativas. E certamente serão abordados para muitas fotos no Centro de Convivência.
Os Jogos da Juventude 2024 acontecerão em João Pessoa, entre os dias 13 e 28 de novembro, recebendo mais de 4 mil atletas das 27 unidades federativas do país. Ao todo, são disputadas 18 modalidades.