Aproximação com avô caçador e concentração nos estudos levaram Antônio Iago para os Jogos da Juventude CAIXA João Pessoa 2024

Destaque da delegação do Ceará, atleta conheceu o tiro com arco aos 11 anos

Voltar para
Voltar para

A concentração nos estudos e a aproximação com o avô foram os motivos que levaram o jovem Antônio Iago Silva a escolher o tiro com arco como modalidade transformadora de sua realidade. Hoje, Antônio é um dos representantes do Ceará nos Jogos da Juventude CAIXA João Pessoa 2024 e espera voltar para casa com uma medalha, dar orgulho a sua família e destaque nacional ao seu estado.

Esta história começou a ser trilhada há quatro anos, quando Antônio Iago ainda treinava natação e recebeu o convite de seu professor para conhecer o tiro com arco. Mesmo sem ter se apaixonado pela modalidade no primeiro momento, continuou treinando seguindo conselho de sua mãe, Janiele Sousa, que identificou que a concentração e ganho de foco poderiam ajudar o menino. E assim aconteceu.

Logo nos primeiros torneios o cearense foi conquistando bons resultados nas competições de mira e melhorando suas notas na escola. “Agora, eu sou um bom aluno. O tiro me ajudou bastante a manter o foco nos estudos também. Antes, qualquer coisa me desconcentrava, se passasse um borboleta eu ficava acompanhando e esquecia a aula. Agora já fui até um dos destaques na Olimpíada Canguru de matemática” comentou, Antônio.

A aproximação com seu avô veio como um presente que a pratica esportiva deu ao atleta. Foi do tiro com arco que Antônio encontrou maior diálogo com Expedito Penha, hoje com 73 anos, que pratica a caça com uso do arco e flecha, em General Sampaio, município com pouco mais de sete mil habitantes, no interior do Ceará.

Arquivo Pessoal – Antônio Iago

“Meu avô é bem fechado e quase não fala com a gente. Tem o jeito mais reservado de quem vive no interior, mas a primeira vez que levei uma medalha ele ficou feliz e me parabenizou. Sei que ele ficou orgulhoso de mim. Quando comecei, ele me fez um arco parecido com o dele e fiquei muito feliz”, contou Antônio, que diz entender o jeito do avô e fala com muito carinho deste momento entre eles.

O atleta lembra com orgulho de suas conquistas e almeja, em um futuro próximo, representar não só sua família e região, mas também todos os brasileiros em torneios internacionais.

“Eu quero continuar evoluindo e dando orgulho para todos que acreditam em mim, minha família e professores. O tiro com arco mudou minha vida e sei que ainda tenho muito para conquistar. Quero estar entre os melhores”.

Antônio Iago do Ceará – Tiro com Arco – Foto: Grazie Batista/COB

Detentor de três títulos cearenses, Antônio Iago se declara fã de Marcus D’Almeida, atleta olímpico e principal nome da modalidade no Brasil. Antônio também falou da importância de conviver com seu ídolo.

“Eu já o conhecia e é incrível poder estar perto dele. Dá uma sensação boa e inspira a gente. Eu quero estar entre os melhores e mostrar que o Ceará pode furar o eixo sul-sudeste e subir ao pódio, representando o nordeste brasileiro”, disse Antônio, que treina cinco vezes por semana, com média de três horas por dia.

O atleta começa a competir na tarde desta quarta-feira (14), a partir das 14 horas, na disputa mista entre equipes. O tiro com arco segue até sábado (16) com programação de manhã e tarde. Veja os resultados, em tempo real, no APP Jogos da Juventude CAIXA.

Confira o calendário completo dos Jogos da Juventude CAIXA João Pessoa 2024

Notícias relacionadas