Com jogadores inspirados e muito controle do jogo, o Paraná viveu momentos gloriosos, nesta quinta-feira (28), ao fazer uma dobradinha e conquistar os dois títulos da Primeira Divisão do vôlei nos Jogos da Juventude CAIXA João Pessoa 2024. As vitórias, que levantaram a torcida que compareceu ao Ginásio do Sesc, no centro da capital paraibana, aconteceram diante de São Paulo, no feminino, por 3 sets a 1 (25/23, 25/19, 23/25 e 25/16), e sobre Minas Gerais, no masculino, por 3 sets a 0 (25/13, 25/14 e 25/17).
Os duelos vencidos pelos paranaenses foram os últimos eventos do programa desta edição da competição multiesportiva organizada anualmente pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Ao longo dos últimos 15 dias, mais de 4.200 atletas de até 17 anos, de 26 Estados e do Distrito Federal, estiveram em ação em 18 modalidades olímpicas distribuídas por João Pessoa.
Para ficar com o troféu na chave feminina da elite do vôlei, as meninas do Paraná exerceram um grande domínio em quadra desde o começo. Eficiente pelas pontas e no meio de rede, o time esteve sempre à frente do placar nos primeiros dois sets, com destaque para a ponteira Clara Lawrenz, que virou quase todas as bolas que atacou. Quando parecia que o triunfo seria em três sets, São Paulo demonstrou muita raça, contou com alguns descuidos defensivos do rival e conseguiu virar na reta final da terceira parcial para dar um molho a mais para o jogo. Mas tudo voltou ao normal no quarto set, Paraná fez 25 a 16 e comemorou muito a primeira medalha de ouro no vôlei do dia para o estado.
“Ser campeã logo na minha primeira participação nos Jogos da Juventude foi bom demais. Espero jogar mais dois anos e repetir esse título. Nossa equipe é muito unida, acredita em todas as bolas e jogou muito bem. Mostramos a força do Paraná no vôlei”, disse Clara Lawrenz.
Já na noite quente de João Pessoa, a decisão masculina pareceu, nos primeiros momentos, uma cópia do embate feminino. O Paraná apresentou mais consistência do que Minas Gerais, virou as bolas nas horas certas e venceu os dois primeiros sets, sem qualquer susto. Os mineiros jamais se entregaram, mas os paranaenses queriam liquidar a fatura o quanto antes e consolidar a dobradinha da quinta-feira. E, foi assim, que levaram o terceiro e decisivo set por 25 a 17 para fechar a final e colocar a segunda medalha dourada do Paraná vinda do vôlei no peito.
“Estou muito feliz e quero agradecer muito ao meu time e ao meu técnico por tudo que fizemos para conquistar essa medalha de ouro para o Paraná”, comentou o ponteiro Gabriel.
Santa Catarina e Pernambuco levam bronzes
Nas disputas das medalhas de bronze da Primeira Divisão, Santa Catarina, que defendia o título feminino conquistado no ano passado, em Ribeirão Preto, derrotou Minas Gerais, e voltou ao pódio. Já na disputa masculina, o terceiro lugar ficou com Pernambuco, que levou a melhor sobre Mato Grosso.