Ver o surgimento de potenciais atletas olímpicos é sempre motivo de celebração em competições de jovens como os Jogos da Juventude CAIXA João Pessoa 2024, que reúne desportistas de até 17 anos. Vem do judô um desses casos em que o sucesso rumo ao Olimpo parece muito palpável. Aos 16 anos, o paulista Fernando Mitsuda ratificou a grande expectativa de especialistas em torno dele ao conquistar duas medalhas de ouro, no Centro de Convenções da capital paraibana: no 66kg individual e por equipes mistas.
Bons exemplos não faltam para o adolescente chegar lá, pois diariamente ele treina no Clube Pinheiros, na capital paulista, com nada menos do que cinco medalhistas olímpicos, e foi recentemente sparring de Willian Lima (prata individual no 66kg e bronze por equipes mistas em Paris 2024) e Larissa Pimenta (bronze individual no 52kg e bronze por equipes mistas em Paris 2024). Também estão no dia a dia de Mitsuda, Beatriz Souza, campeã olímpica e bronze por equipes mistas em Paris 2024, e Rafael Silva, dono de três bronzes olímpicos. Os técnicos de Fernando também ostentam um baita currículo: Leandro Guilheiro, duas vezes medalhista olímpico, e Denilson Lourenço, atleta olímpico por duas edições e comandante da delegação de São Paulo nos Jogos da Juventude CAIXA.
“Estou muito feliz com as medalhas de ouro aqui em João Pessoa. Tudo faz parte do processo para chegar ao meu grande objetivo que é estar nos Jogos Olímpicos. Meu foco já é tentar brigar por vaga em Los Angeles 2028. E me esforço todos os dias para chegar lá. Treinar com tantos medalhistas olímpicos é uma inspiração enorme e me faz acreditar que eu também possa conseguir”, disse Fernando.
“Eu treinei bastante com a Larissa Pimenta e com o Willian, sendo sparring deles, antes do embarque da equipe para Paris. Eu sinto que eu ajudei no processo das medalhas olímpicas deles. Os dois são muito fortes e me fazem crescer como judoca”, acrescentou ele.
Mitsuda já faz parte da seleção brasileira sub-18. Ele inclusive disputou o Mundial Cadete, em setembro deste ano, no Peru. Fernando venceu bem na estreia, mas acabou sendo eliminado na segunda luta pelo representante japonês. Mas não voltou de casa com as mãos vazias, pois ajudou o Brasil a conquistar o bronze por equipes mistas.
“O desempenho do Fernando é muito promissor. A gente trabalha com ele todos os dias e vê que ele tem talento, que leva jeito. Ele tem capacidade para chegar no nível olímpico. E a gente trabalha mesmo para colocar os atletas nos Jogos Olímpicos, claro que passando por todas as etapas de base, e os Jogos da Juventude fazem parte desse processo”, comentou o agora treinador Denilson Lourenço, que lutou nos Jogos Olímpicos Sydney 2000 e Pequim 2008.