“Se você tem dúvida sobre como avaliar uma situação que viveu, venha conversar conosco”, é o que indica Mariany Nonaka, salvaguarda do programa Esporte Seguro, presente nos Jogos da Juventude CAIXA João Pessoa 2024. Com o objetivo central de tornar o ambiente esportivo mais seguro para os jovens atletas, vindos de todos os 26 estados e do Distrito Federal, o programa busca conscientizar e criar um ambiente atlético respeitoso, equitativo e livre de todas as formas de violência não acidentais a todos os presentes.
Na edição de João Pessoa, o programa Esporte Seguro atua de forma direta com os atletas participantes, em diversas ações que visam conscientizar, acolher, identificar e ser um canal de denúncia ao alcance de todos.
Assim que chegam ao centro de convivência, os participantes recebem uma cartilha que explica a importância e as ações do programa Esporte Seguro, que faz parte do kit dos atletas. A programação conta com rodas de conversa, esquetes sobre violência de gênero, bullying e negligência. Entre os diversos temas abordados nas ações, os principais são: violência (psicológica, de gênero, física, sexual), assédio, racismo e manipulação de competições.
“O assédio e o abuso, infelizmente, são problemas comuns, não somente no esporte, mas em qualquer lugar”, comentou Mariany Nonaka, que também falou sobre a importância da conscientização dos atletas. “Estamos falando com jovens de todo o Brasil e agora eles voltam para seus lares sabendo identificar as situações que possam ocorrer com eles ou com outras pessoas ao seu redor”, completou.
O Comitê Olímpico do Brasil (COB), organizador dos Jogos da Juventude CAIXA, contou com rígidos protocolos de segurança no pré-evento, como consulta de antecedentes criminais, cursos e treinamentos obrigatórios para todos os participantes.
Os atletas têm um local reservado para denúncias e conversas, com uma equipe de plantão para recepcioná-los. “Já tivemos atuações importantes com os atletas e seguimos à disposição para atender a todos”, comentou Mariany Nonaka.
O programa Esporte Seguro faz parte do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), área de educação e segurança do Comitê Olímpico do Brasil (COB), e atua durante todo o ano pelos canais de ouvidoria. Conheça mais sobre o programa Esporte Seguro.