Muito além dos resultados, Jogos da Juventude CAIXA João Pessoa 2024 contaram com vivências inesquecíveis

Programação voltada para intercâmbio social e ganho de conhecimento trouxe novas experiências aos mais de 4 mil atletas

Voltar para
Voltar para

Se as histórias dos mais de 4 mil jovens atletas fossem contadas em livros, certamente haveria ao menos um capítulo dedicado às experiências vividas na capital da Paraíba durante os Jogos da Juventude CAIXA João Pessoa 2024. Isso porque a competição foi muito mais do que disputas esportivas. Além das medalhas distribuídas ao longo dos 16 dias de Jogos, os competidores conviveram em um ambiente repleto de interações, diversões, reconhecimentos e novos aprendizados.

“Os Jogos da Juventude representam um evento de potencial imensurável para inspirar e moldar a nova geração. Jovens de todas as regiões do Brasil, desde o interior do Acre até o extremo sul do Rio Grande do Sul, estão aqui para vivenciar aquela que pode ser a experiência mais marcante de suas vidas”, diz Julia Camargo, coordenadora de serviços dos Jogos da Juventude e gestora esportiva do COB.

Centro de Convivência. Foto: Alexandre Loureiro/COB

O Centro de Convivência foi o ponto de encontro favorito de grande parte dos jovens, reunindo diversas ações especiais e sendo, novamente, o coração dos Jogos da Juventude. Foi lá que aconteceram os “bate-papos com os embaixadores”, em que eles puderam conhecer, tirar fotos e ouvir dicas e experiências de atletas, como as campeãs olímpicas Rebeca Andrade (ginástica artística) e Bia Souza (judô) e os medalhistas em Paris 2024: Edival Pontes “Netinho” (taekwondo) e Caio Bonfim (atletismo). Também passaram pelo palco Giulia Penalber (wrestling), Marcus D’Almeida (tiro com arco) e Lígia Souza (tênis de mesa), nomes que fazem parte da história olímpica do Time Brasil.

As participações diárias da “Bamba”, mascote oficial dos Jogos da Juventude, e do Movimento Verde Amarelo foram recebidas com alegria em todas as arenas esportivas, premiações e ações programadas.

Ainda no Centro de Convivência, a CAIXA, patrocinadora oficial do COB e desta edição dos Jogos da Juventude, contou com áreas exclusivas que fizeram sucesso entre os atletas, como a parede de escalada, o tiro com arco e a biblioteca. A CAIXA também preparou ações nas arenas de competições, com ativações de “futmesa”, labirinto e estande de games, em parceria com Hermin Craab. As atividades externas contaram com brindes exclusivos, que fizeram sucesso entre os atletas.

O evento que reuniu mais de 4 mil atletas, de até 17 anos, ficou marcado pelas experiências fora das competições
Centro de Convivência. Atletas durante a chegada nos Jogos da Juventude CAIXA 2024. Foto: Ana Patrícia/COB

A Smart Fit também esteve presente nesta edição dos Jogos da Juventude e ofereceu a todos os participantes uma degustação de uma semana grátis, entregue no kit, além do Basquetão, com bolas Mormaii, que contou com atletas de diversas modalidades tentando acertar as cestas em alturas variadas.

Centro de Convivência – Bamba com Docile. Foto: Ana Patrícia/COB

O “totó humano”, ação da Vivo, também era uma das preferidas dos atletas, reunindo times de delegações distintas, que aproveitavam os momentos de descontração para estreitar os laços de amizade fora das competições. A área de descanso Medley foi muito bem recebida por todas as delegações, tornando-se um local para conversas tranquilas e muitos cochilos, principalmente depois de um belo almoço ou jantar.

Área de descanso Medley. Foto: Ana Patrícia/COB

Uma “vibe” diferente da vista nas arquibancadas da Voke, que, posicionada à frente do palco, era o lugar preferido de todos os que foram prestigiar as premiações, curtir o bate-papo com os Embaixadores, assistir às principais fotos das competições, aos concursos de dança, entre outras ações que agitaram os dias no centro de convivência.

Arquibancada Voke. Foto: Alexandre Loureiro/COB

A Ajinomoto trouxe o ginasta olímpico Arthur Nory para uma palestra e interação com os atletas presentes na terceira onda dos Jogos. Além disso, esteve presente nos ingredientes do restaurante e na distribuição de pipoca.

Visita de Artur Nory no centro de convivência . André Durão/COB

Nos kit de boas-vindass, as barras de cereais da Nutry fizeram sucesso e foram vistas com os atletas em todas as arenas, além de ajudarem a renovar as energias de todo o staff que realizou os Jogos. As barras de cereais também foram distribuídas em outros momentos, como no almoço e na entrada do Centro de Convivência.

Voluntários com a barra de cereal da Nutry nos Jogos da Juventude CAIXA 2024. Foto: Alexandre Loureiro/COB

A Max Recovery, assim como nas principais competições do Time Brasil pelo mundo, esteve presente na sala de fisioterapia e recuperação dos atletas dos Jogos da Juventude. Uma experiência que os jovens talentos dos Jogos da Juventude não estão habituados e aproveitaram bastante durante o evento do COB.

A mascote Bamba na sala de Fisioterapia MAX Recovery no Centro de Convivências dos Jogos da Juventude CAIXA 2024. Foto: Gabriel Heusi/COB

A loja Time Brasil, como era de se esperar, teve grande procura e contou com uniformes Mormaii, além de produtos licenciados, como Nutry, Docile, Pacco, Panini e Memorabilia Do Esporte.

O Transforma, programa do Comitê Olímpico do Brasil (COB) de promoção dos Valores Olímpicos, realizou ações em parceria com a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, que levou centenas de crianças para se juntarem aos atletas dos Jogos e participarem das atividades com os professores Rodrigo Sacramento (matemática) e Carol Mendonça (português), embaixadores do programa Transforma. Além das aulas, as crianças participaram de todas as ações do Centro de Convivência.

Professor de matemática Rodrigo Sacramento no Centro de Convivência. Foto: Ana Patrícia/COB

Visando a evolução e o desenvolvimento esportivo, o Centro de Avaliação e Monitoramento recriou o Laboratório Olímpico dentro do Centro de Convivência. Cerca de 90% dos mais de 4.000 atletas participantes realizaram uma bateria de cinco estações de avaliação: antropometria (estudo das medidas e dimensões corporais), potência dos membros superiores, potência dos membros inferiores, agilidade e corrida. O objetivo é criar uma mapa dos jovens atletas do Brasil e, assim, contribuir na evolução deles ao longo de suas carreiras e orientar estratégias de desenvolvimento para as Confederações das modalidades.

Centro de Avaliação e Monitoramento no Centro de Convivências dos Jogos da Juventude CAIXA 2024. Foto: Gabriel Heusi/COB

Em mais uma ação importante realizada nesta edição dos Jogos da Juventude, o programa Esporte Seguro trouxe em ações diárias, rodas de conversa e esquetes sobre violência de gênero, bullying e negligência. Atuando na prevenção, enfrentamento e conscientização dos jovens, o programa abordou temas como violência (psicológica, de gênero, física, sexual), assédio, racismo e manipulação de competições. A ação preventiva e educacional é um dos nortes da atuação do COB nesses temas.

Roda de conversa ação do programa Esporte Seguro no Centro de Convivências. Foto: Grazie Batista/COB

“Desde 2022, estamos implementando ações do Esporte Seguro, uma iniciativa do COB dedicada à prevenção e combate à violência de todas as formas no esporte. Este ano, podemos afirmar que o programa se consolidou. Através de ações educativas, levamos um conhecimento crucial que pode, inclusive, salvar vidas. O foco está na prevenção e enfrentamento; e sempre que necessário, uma equipe capacitada tem sido fundamental no acompanhamento e resolução de casos que, infelizmente, mas naturalmente, ocorrem em um evento dessa magnitude e diversidade”, disse Julia Camargo, coordenadora de serviços dos Jogos da Juventude e gestora esportiva do COB.

E não poderia faltar o incentivo ao Jogo Limpo, que também foi tema de conversas com os jovens atletas e contou com um espaço exclusivo, onde entretenimento e informação eram passados de forma lúdica, com o intuito de conscientização.

Centro de Convivencia. Foto: Alexandre Loureiro/COB

Por tudo isso, é possível dizer que os Jogos da Juventude CAIXA João Pessoa 2024 chegaram ao fim desenvolvendo campeões dentro e fora das quadras, pistas, piscinas e tatames.

Notícias relacionadas