O lançamento do dardo dos Jogos da Juventude CAIXA 2025 tem um novo recorde. Pedro Henrique Faustino da Silva, de Santa Catarina, lançou a 72,86m e quebrou a marca de 71,04 de Arthur Monteiro Curvo, do Mato Grosso, nos Jogos da Juventude de Aracaju 2022. “Tenho viajado muito nas últimas semana, então nem vim com muita expectativa. Mas quero sempre melhorar minha melhor marca, que é 72,75m. Quebrar o recorde da competição foi ótimo”, contou após a prova.
E foi o suficiente para gravar seu nome na história dos Jogos da Juventude. “Para ser sincero, não pensei nisso. Na minha cabeça eu queria apenas fazer meu melhor”. Pedro também é recordista brasileiro sub-16 com 70,48 conseguidos em 2024, quando superou a marca de 65,23 conseguida por… Arthur Monteiro Curvo. “Não é marcação, não”, brincou Pedro. “Somos lançadores e recordes estão aí para serem quebrados”.
Mas falando sério, Pedro Henrique mostra muita seriedade ao falar da sua trajetória no atletismo. “Sinceramente, o que eu queria era quebrar os recordes das categorias por onde passo. Um por um. Para isso que treino e me dedico”, afirmou.
Mesmo após semanas viajando, ainda não será agora que Pedro Henrique vai descansar. “Só um pouco. Em outubro tem umas competições em Santa Catarina. Aí sim tiro férias. Mas no fim de novembro já recomeço a treinar”, revelou.
Há quatro anos treinado pelo mesmo técnico, Roberto Carlos Bortolotto, Pedro Henrique ainda debate qual será a próxima meta. “Ele quer focar no sul-americano sub-18. Já eu quero os Jogos Olímpicos da Juventude. É sempre assim. Ele é pé no chão e eu quero sempre mais”, riu.
De tanta querer mais, Pedro Henrique pode chegar em Luiz Maurício, brasileiro atual recordista sul-americano e dono da segunda melhor marca do mundo em 2025. “Nossa… Chegar no Luiz Maurício seria uma honra. Ele é um ídolo”, admitiu, antes de ponderar. “O Brasil sempre foi muito ofuscado no lançamento do dardo. Mas agora a gente acordou. É bom saber que a gente pode sim ter papel de destaque no mundo.” Se depender da tenacidade de Pedro Henrique, este destaque pode continuar por um bom tempo.