Os Jogos da Juventude CAIXA já são a maior edição da história. Por isso, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) quer, cada vez mais, apoiar as operações que fazem o evento ser realizado com sucesso. Representado pelo coordenador-geral do evento Daniel Santiago e pela Diretora dos Jogos Manoela Penna, o COB recebeu a gerente de Jogos Internacionais Joyce Ardies e os gestores esportivos João Gabriel Pinheiro e Ise Boaventura no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). De acordo com Joyce, o objetivo principal desta visita é estabelecer uma aproximação com a área de jogos da juventude.
“Os Jogos Internacionais e os Jogos da Juventude compartilham diversas operações semelhantes, como atendimento ao cliente, gestão de transporte aéreo, receptivo, hospedagem, controle de credenciamento e alimentação, além do transporte terrestre. Tais operações ocorrem tanto no âmbito do comitê organizador quanto nas atividades do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), especialmente em contextos de jogos e missões. Buscamos, portanto, uma troca de conhecimentos e um estreitamento de relações.”
Nesta segunda-feira, 15, por exemplo, as equipes se reuniram com a empresa Win2tech, que desenvolveu o sistema de resultados, site oficial, competição e o aplicativo dos Jogos da Juventude. Durante a troca, foi apresentado o projeto de trabalho para entender como implementar algumas soluções desenvolvidas nas missões do COB, como os Jogos Olímpicos e Sul-americanos.
“Essa troca de experiências tem sido muito proveitosa e estamos aprendendo bastante. Um dos focos é entender o que cada uma área faz e quais ferramentas usam para a gente poder identificar e otimizar os materiais que o COB tem em uma área e na outra. As competências são semelhantes e, por meio da colaboração, percebemos que podemos fortalecer nossa atuação. Possuímos uma visão técnica, esportiva e operacional que eles também compartilham” afirma Joyce.
O tour continua durante a terça e a quarta-feira, 16 e 17 de setembro, pelas arenas de competição e pelo depósito dos Jogos da Juventude. Assim, a equipe vai mapear oportunidades de integração entre as duas áreas.