Campeã nos Jogos da Juventude, caçula de família de lutadores visa seguir passos da irmã medalhista olímpica

Irmã de Larissa Pimenta, medalhista olímpica de judô, Giovanna chegou ao seu terceiro título de wrestling nos Jogos da Juventude

Voltar para
Voltar para

Ser a caçula entre cinco irmãos lutadores não parece ser uma tarefa simples. Ainda mais quando as irmãs são a judoca Larissa Pimenta, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Paris 2024, e Letícia Pimenta, atleta de wrestling. Mas, Giovanna Pimenta não sentiu a pressão e se juntou aos familiares nas áreas de combate. No wrestling dos Jogos da Juventude CAIXA João Pessoa 2024, Giovanna venceu os quatro confrontos da categoria até 49 kg estilo livre e, sem dificuldades, ganhou a medalha de ouro. Com a conquista, a “Pimentinha” da família chegou ao terceiro título na sua terceira e última participação no evento.

Um dos destaques da delegação de São Paulo, Giovanna ingressou no judô aos 4 anos, mas foi a partir dos dez que migrou para o wrestling, em que segue com objetivos de alcançar os feitos da irmã judoca. “Quero conquistar uma medalha olímpica, mas sei que preciso primeiro ser campeã pan-americana, depois chegar a um mundial adulto e seguir dando um passo de cada vez”, explicou a lutadora de 17 anos.

Das irmãs atletas, Giovanna diz ouvir muitas dicas. “Somos muito unidas e a nossa relação é muito boa. A gente sempre se entende e elas dizem o que preciso fazer, quando usar aquele golpe ou o que devo treinar mais. Quando uma vai competir, a outra fica bastante preocupada. Estamos sempre juntas”, contou Giovanna.

Além da família, Giovanna se encanta ao falar de sua outra referência no esporte: Giulia Penalber, atleta olímpica de wrestling, que tem história semelhante a dela.

“Com certeza ela é uma das minhas inspirações. Tê-la aqui me enche de orgulho. O que ela fez na Olimpíada foi incrível. Ela foi uma guerreira só por ter chegado lá e pisado no tapete com tanta garra e força. É um exemplo para nós”, comentou Giovanna.

Ao conquistar a quinta colocação nos Jogos Olímpicos Paris 2024, melhor resultado de uma brasileira na história olímpica da modalidade, Giulia entrou para a galeria de atletas de maior destaque do wrestling brasileiro. Na Paraíba, a lutadora tirou o dia para acompanhar de perto a competição dos melhores atletas do Brasil até 17 anos e comentou sobre os feitos de Giovanna Pimenta.

“Ver a Giovanna lutar é muito legal. Eu a acompanho desde nova e ela está muito bem. Sei que ela se inspira nas irmãs e vem de uma família muito vitoriosa. São pessoas maravilhosas e vão se perpetuar no esporte, trazendo ainda mais alegrias ao Brasil”, comentou Giulia Penalber.

Vivendo uma tarde diferente da sua rotina de treinos e competições, Giulia Penalber exerceu com louvor o papel de embaixadora dos Jogos da Juventude. A atleta olímpica atendeu todos os pedidos dos fãs com carinho e analisou a importância deste contato com os futuros representantes do Brasil na modalidade.

“Confesso que estar aqui é uma realização. Esse papel de inspirar alguém é muito importante no esporte. Eu fui inspirada por muita gente e sei que cada palavra pode mudar o rumo da vida de um atleta. Como embaixadora, tenho uma responsabilidade muito grande por estar falando com os futuros ídolos da modalidade. Estou muito feliz e grata por estar aqui”, analisou Giulia Penalber.

Giulia Penalber

Giulia conheceu o esporte por influência do irmão Victor Penalber, medalhista mundial e pan-americano de judô. Ela tinha apenas três anos, mas, hoje, entende a importância de ter recebido esse incentivo familiar desde a infância.

“Se hoje posso viver o sonho de ser atleta olímpica, sem dúvidas, é pela força que recebi do meu irmão, da minha família e do meu noivo”, finalizou Giulia.

A programação do wrestling segue até quarta-feira (20), no Centro de Convenções da Paraíba. No primeiro dia foram realizadas as lutas do estilo livre e amanhã será a vez da greco-romano. Encerrando a competição, na quarta-feira (20) serão disputadas as competições por equipes.

Esta é a primeira edição dos Jogos da Juventude em que o wrestling conta com a participação de atletas vindos dos 26 estados e do Distrito Federal. Ao todo, são 260 jovens vivendo dias inesquecíveis, tendo o esporte como ponto de encontro.

Notícias relacionadas