Com correria e resiliência para se manter no alto rendimento, ginasta Amanda Manente, do ES, conquista duas medalhas nos Jogos da Juventude

Atleta de 14 anos do município de Serra começou na modalidade há 9 e faturou prata nas maças e bronze na bola

Voltar para
Voltar para

Nenhum atleta conquista um pódio importante sem muita dedicação. E Amanda Manente, do Espírito Santo, que conquistou duas medalhas na ginástica rítmica é uma prova de que essa verdade se repete também nos Jogos da Juventude CAIXA João Pessoa 2024. A atleta de 14 anos, que pratica a modalidade há nove, tem uma rotina corrida para se manter no alto rendimento, já que mora e estuda na cidade de Serra e treina em Vitória, cidade que ficam a cerca de 30km de distância, e não pode, claro, abrir mão do bom desempenho na escola.

Amanda Manente (ES) durante a prova de maças da 1ª divisão da ginástica rítmica nos Jogos da Juventude CAIXA João Pessoa 2024 – Foto: Ana Patrícia/COB

“Comecei numa escolinha na Serra. Depois fui pro projeto Campeões de Futuro, que é um projeto que tem no meu estado, que fica em Vitória, que é uma hora e quarenta minutos da minha casa. Aí eu fiquei um tempo nessa escolinha. Passei e continuo lá, só que agora no Alto Rendimento. Todos os dias eu vou pra minha escola, almoço no carro, vou pro treino, que eu fico direto até a noite e volto pra casa. Todo dia é uma viagem, porque é uma hora e quatro minutos (ida e volta). Conciliar tudo, os estudos, o treino, dá um pouco de medo, mas estou passando de ano… Então, está tudo certo”, disse a jovem, com um largo sorriso no rosto.

E foi o gostinho de uma medalha numa competição foi o que motivou a jovem atleta a permanecer no esporte, mas foi preciso resiliência para chegar até João Pessoa. “Minha primeira competição que foi fora do meu estado, foi o regional. Eu tinha nove ou 10 anos e consegui ficar em primeiro lugar em tudo. Fiquei muito feliz, acho que sou boa… Aí fui para o nacional e não fui tão bem, fiquei em quarto em tudo. Normalmente, a pessoa quer desistir por ter ficado assim, mas eu não. Nos outros anos, consegui prata, bronze… E esse ano consegui ouro no brasileiro e outras duas medalhas aqui nos Jogos da Juventude”, comentou.

Amanda Manente (ES) ficou com a prata na prova de maças da 1ª divisão da ginástica rítmica. – Foto: Ana Patrícia/COB


A ginasta disse que tem dois grandes exemplos a seguir no esporte: a brasileira Giovanna Santos e a alemã Darja Varfolomeev. “Eu tenho como inspiração a Giovana, que é do meu estado também, que já veio para os Jogos da Juventude, já conseguiu ser campeã em tudo aqui. Também gosto muito da atual campeã olímpica pela concentração e foco. Realmente, são característica que me incentivam muito”.

Resultados finais nos aparelhos (bola e maças) da ginástica rítmica nos Jogos da Juventude CAIXA João Pessoa 2024

Maças – 1ª divisão
1) Sarah Mourão (MG)
2) Amanda Manente (ES)
3) Fernanda Alvaz (SP)

Maças – 2ª divisão
1) Luiza Zugaib (BA)
2) Isabela Tenorio (AL)
3) Ana Julia Nantes (MS)

Bola – 1ª divisão
1) Sarah Mourão (MG)
2) Fernanda Alvaz (SP)
3) Amanda Manente (ES)

Bola – 2º divisão
1) Luiza Zugaib (BA)
2) Isabela Tenorio (AL)
3) Ana Vitória Jesus (BA)

Notícias relacionadas