Nenhum atleta conquista um pódio importante sem muita dedicação. E Amanda Manente, do Espírito Santo, que conquistou duas medalhas na ginástica rítmica é uma prova de que essa verdade se repete também nos Jogos da Juventude CAIXA João Pessoa 2024. A atleta de 14 anos, que pratica a modalidade há nove, tem uma rotina corrida para se manter no alto rendimento, já que mora e estuda na cidade de Serra e treina em Vitória, cidade que ficam a cerca de 30km de distância, e não pode, claro, abrir mão do bom desempenho na escola.
“Comecei numa escolinha na Serra. Depois fui pro projeto Campeões de Futuro, que é um projeto que tem no meu estado, que fica em Vitória, que é uma hora e quarenta minutos da minha casa. Aí eu fiquei um tempo nessa escolinha. Passei e continuo lá, só que agora no Alto Rendimento. Todos os dias eu vou pra minha escola, almoço no carro, vou pro treino, que eu fico direto até a noite e volto pra casa. Todo dia é uma viagem, porque é uma hora e quatro minutos (ida e volta). Conciliar tudo, os estudos, o treino, dá um pouco de medo, mas estou passando de ano… Então, está tudo certo”, disse a jovem, com um largo sorriso no rosto.
E foi o gostinho de uma medalha numa competição foi o que motivou a jovem atleta a permanecer no esporte, mas foi preciso resiliência para chegar até João Pessoa. “Minha primeira competição que foi fora do meu estado, foi o regional. Eu tinha nove ou 10 anos e consegui ficar em primeiro lugar em tudo. Fiquei muito feliz, acho que sou boa… Aí fui para o nacional e não fui tão bem, fiquei em quarto em tudo. Normalmente, a pessoa quer desistir por ter ficado assim, mas eu não. Nos outros anos, consegui prata, bronze… E esse ano consegui ouro no brasileiro e outras duas medalhas aqui nos Jogos da Juventude”, comentou.
A ginasta disse que tem dois grandes exemplos a seguir no esporte: a brasileira Giovanna Santos e a alemã Darja Varfolomeev. “Eu tenho como inspiração a Giovana, que é do meu estado também, que já veio para os Jogos da Juventude, já conseguiu ser campeã em tudo aqui. Também gosto muito da atual campeã olímpica pela concentração e foco. Realmente, são característica que me incentivam muito”.
Resultados finais nos aparelhos (bola e maças) da ginástica rítmica nos Jogos da Juventude CAIXA João Pessoa 2024
Maças – 1ª divisão
1) Sarah Mourão (MG)
2) Amanda Manente (ES)
3) Fernanda Alvaz (SP)
Maças – 2ª divisão
1) Luiza Zugaib (BA)
2) Isabela Tenorio (AL)
3) Ana Julia Nantes (MS)
Bola – 1ª divisão
1) Sarah Mourão (MG)
2) Fernanda Alvaz (SP)
3) Amanda Manente (ES)
Bola – 2º divisão
1) Luiza Zugaib (BA)
2) Isabela Tenorio (AL)
3) Ana Vitória Jesus (BA)