O coração dos Jogos da Juventude CAIXA João Pessoa 2024 está pulsando. Na manhã desta terça-feira, 12, o Centro de Convivência, localizado no Centro de Convenções, na capital paraibana, recebeu não só as primeiras delegações, sendo os atletas de Sergipe, Ceará e Tocantins os primeiros a conhecerem o espaço, como autoridades e imprensa. Guiados por Kenji Saito, Diretor dos Jogos da Juventude Caixa João Pessoa 2024, Lindolfo Pires, secretário de Juventude, Esporte e Lazer do Estado da Paraíba; e Kaio Marcio, atleta olímpico e secretário da Juventude, Esporte e Recreação de João Pessoa.
“É um evento gigantesco, grandioso, que a Paraíba só está pronta para receber porque tem infraestrutura. Se a Paraíba não tivesse infraestrutura, o Comitê Olímpico não tinha aprovado as nossas instalações e esse evento não teria vindo exatamente para cá. Quero agradecer ao governador João Azevedo, que foi quem reforçou, endossou para que a gente pudesse assinar o contrato com o COB. Hoje estamos apresentando João Pessoa para toda a Paraíba e para o Brasil. João Pessoa já está com essa questão de ser a capital dos Jogos de Praia e, a partir de agora, também será a capital dos Jogos da Juventude. Paraíba se inscreveu, não foi para fazer mais um evento, não. Foi para fazer o melhor evento a tempão de qualquer gente.”, disse Lindolfo Pires.
“É maravilhoso ter os Jogos da Juventude de novo em João Pessoa. Eu sei muito bem a importância desse evento. Eu mesmo iniciei a carreira nele, em 97, em Goiânia, e disputei quatro edições dos Jogos Olímpicos. O COB conseguiu trazer um ar muito olímpico para os Jogos da Juventude. Quem teve em Jogos Olímpicos e Jogos Pan-Americanos já percebe isso. João Pessoa vai fazer história com o nosso complexo esportivo maravilhoso e marcar a vida de todos os jovens atletas”, analisou Kaio Márcio, que esteve presente nos Jogos Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016.
Além deles, estiveram no tour pelo espaço, o diretor do Centro de Convenções, Alexandre Cunha, e o secretário-executivo de Esporte e Lazer, Harlen Vilarim, e representantes de 10 veículos de imprensa. O Centro de Convivência irá receber até o próximo dia 28 de novembro, mais de 4.100 atletas, das 27 Unidades Federativas. O total de pessoas envolvidas no evento girará em torno de 6.000, contando com comissões técnicas e staff.
O Centro de Convenções receberá, além do Centro de Convivência, a disputa de algumas modalidades como Judô, Taekwondo, Tiro com Arco e Ciclismo, durante a primeira onda; Wrestling e Ginástica Artística, na segunda; e Esgrima e Handebol, na terceira e última. Durante a passagem pelo Pavilhão Feira, Kenji comentou sobre novidades na disputa do tiro com arco, modalidade incluída no programa dos Jogos no ano passado.
“Parte da responsabilidade dos Jogos da Juventude é divulgar as modalidades, ampliar o alcance delas através do incentivo da prática e participação na competição. A distância de 18m no tiro com arco, que é de 60m nos Jogos Olímpicos, é mais inclusiva, permite que mais jovens possam participar. O número de inscritos na modalidade aumentou muito, inclusive com a participação inédita de atletas de Estados que ainda nem possuem Federações Estaduais. Isso é um motivo de orgulho pra nós. É preciso agradecer ao Governo do Estado da Paraíba por todo apoio recebido”, falou Saito.
“A Paraíba se candidatou não foi para fazer mais um evento, não. Foi para fazer o melhor Jogos da Juventude de todos os tempos”, concluiu Pires.