Qual o melhor lugar para celebrar uma amizade? Para Sarah Mourão, de Minas Gerais, foi em uma aula inicial de ginástica rítmica, quando tinha apenas cinco anos. Ao aceitar o convite de sua amiga, Laura Morais, Sarah conheceu o esporte que mudaria sua vida e a levaria as conquistas que até aquele momento a menina ainda nem poderia imaginar.
Nove anos após o primeiro contato, a atleta mineira se destaca como um dos principais nomes da categoria de base da ginástica rítmica brasileira e agora, aos 14 anos, chega aos Jogos da Juventude CAIXA João Pessoa 2024 em busca de novas marcas e medalhas.
Determinada, a ginasta tem claro o objetivo de conquistar o título do torneio. Na edição anterior, disputada em Ribeirão Preto (SP), ficou na segunda colocação. “Ano passado eu fui vice-campeã e isso foi um aprendizado. Tiramos os erros das minhas séries, treinamos bastante e agora quero ir mais longe”, comentou Sarah, que vê os Jogos da Juventude como uma competição diferente, com oportunidade de novas experiências.
“Gosto muito de estar aqui. Os Jogos da Juventude reúnem outros esportes e têm uma estrutura incrível. Podemos fazer novas amizades e distrair a cabeça. Dá pra gente curtir e competir. É uma experiência boa para conseguir mais maturidade”, comentou a atleta que parece não sentir o peso de seu favoritismo.
Logo no primeiro desafio internacional, ainda aos sete anos, Sarah venceu a Copa Internacional, disputada no Chile, e não parou mais. Em 2021 ficou com a segunda colocação no Campeonato Brasileiro. Porém, no ano seguinte garantiu o título do torneio e segue somando resultados expressivos, como o bronze no Mundial Escolar deste ano, no aparelho fita.
“Esse ano eu já competi várias vezes e consegui várias vitórias para o Brasil. Uma das mais importantes foi o Campeonato Sul-Americano, na Guatemala, onde a equipe juvenil brasileira conquistou o segundo lugar por equipes e eu conquistei a medalha de bronze no arco”, analisou Sarah.
Treinando em média oito horas por dia, seis dias por semana, Sarah comenta com leveza sobre a rotina pesada de atleta de alto rendimento e acredita que esses passos a levarão ao seu objetivo.
“Eu escolhi essa vida e é o que eu quero fazer. Então pra mim é um prazer. Sonho um dia conseguir ir para as Olimpíadas e conquistar vários resultados históricos para o Brasil. Quero continuar representando muito bem o nosso país e ser feliz fazendo o que eu amo, a ginástica rítmica” comentou a confiante atleta.
Para sua treinadora, Maria Inês de Salles, a forma natural com que Sarah encara os desafios e sua vontade de vencer fazem com que a atleta tenha tanto destaque. “Ela é uma menina de ouro. Não somente na ginástica, mas nos estudos também. Tudo que ela faz tem grande dedicação e por isso ela alcança resultados expressivos desde muito pequena”, comentou a treinadora de Minas Gerais.
Sarah Mourão tem na figura de sua professora uma forte referência na ginástica e na vida. “A Maria Inês para mim é uma grande inspiração, um exemplo de pessoa guerreira. Nos vemos todos os dias e ela é uma mãe para mim. Nas horas que precisa ser mais firme, ela é, mas sabe entender os momentos e eu a respeito muito” comentou Sarah, que mesmo com a pouca idade fala com grande maturidade.
Sarah Moura e as demais ginastas apresentarão suas rotinas de bolas a maças a partir desta sexta-feira (14), no Ginásio do Ronaldão, em João Pessoa, na Paraíba.