Hiarley Branco, do agreste de Pernambuco, busca novos horizontes com medalha nos Jogos da Juventude CAIXA

Jovem, considerado uma joia a ser lapidada, garantiu, ao menos, uma medalha no badminton ao chegar às semifinais e quer seguir evoluindo no esporte fora de Iati, cidade dele, no agreste pernambucano

Voltar para
Voltar para

Um menino tímido de uma pequena cidade do interior que não oferece muitas opções de lazer e oportunidades de mudança que descobre a paixão num projeto em uma escola pública. A história de muitos dos atletas de até 17 anos que disputam os Jogos da Juventude CAIXA João Pessoa 2024 é também a de Hiarley Branco, joia do badminton de Pernambuco e do Brasil, que busca alçar voos maiores do que ele pegou até a Paraíba. O menino de Iati, município de cerca de 20 mil habitantes no Agreste pernambucano, agora busca um novo espaço para seguir evoluindo na modalidade.

“É o que eu quero (buscar um novo clube). Não posso deixar passar essa oportunidade. Mesmo que não dê certo, pelo menos eu vou tentar e não vou ficar com o pensamento que se eu tivesse ido, talvez tivesse dado certo. O que eu quero é melhorar, por isso que estou procurando o melhor pra mim, para conseguir chegar algum dia na Olimpíada”, comentou.

Hiarley Branco, de Pernambuco, é uma das promessas da nova geração do badminton – Foto: Gabriel Heusi/COB


Para se garantir na semifinal do individual, que será disputada neste sábado, 16, e garantir, ao menos uma medalha de bronze, Hiarley passou por Guilherme Andreis (RS), Iago Freitas (MA) e Guilherme Caio de Souza (RJ). O último jogo, na tarde desta sexta, 15, foi bastante disputada, com o placar de 2 a 1 (21×18, 14×21 e 23×21).

“Minha meta sempre é ser melhor do que antes, só isso. E conquistar o lugar mais alto que eu posso. Para o futuro, eu quero, primeiro, ter a oportunidade na seleção e mostrar meu potencial. E com isso, jogar Mundiais e ir à Olimpíada”, contou.

Um sonho bastante ousado para o jovem do agreste pernambucano que se apaixonou pela modalidade no primeiro treino. “Eu não fazia nada em casa, aí meu primo foi no treino de um projeto de badminton na cidade e me chamou. Aí eu achei divertido e continuei. Eu gostei bastante do esporte porque é diferente, no Brasil todo mundo só vê o futebol. Aí depois da minha primeira viagem, consegui uma medalha e isso que me incentivou. Estou desde os sete anos e vou continuar mais”, concluiu.

Hiarley Branco em jogo das quartas-de-final dos Jogos da Juventude CAIXA João Pessoa 2024 – Foto: Gabriel Heusi/COB


Ainda nesta sexta, 15, Hiarley disputa, ao lado de Ana Beatriz Silva, as quartas-de-final da duplas mistas. Nas duplas masculinas, foi derrotado na primeira rodada pela dupla do Amazonas.

A competição de badminton dos Jogos da Juventude CAIXA João Pessoa 2024 está sendo disputada na Vila Olímpica Parahyba e chega ao fim neste sábado, 16, com as disputas das semifinais e finais individuais de ambos os naipes e de duplas masculinas, femininas e mistas.

Notícias relacionadas