Inspirados por atletas olímpicos, Jogos da Juventude CAIXA João Pessoa 2024 começam

Rebeca Andrade, da Ginástica Artística, Beatriz Souza, do Judô, Caio Bonfim, da Marcha Atlética, Marcus D'Almeida, do Tiro com Arco, e o paraibano Netinho Pontes, do Taekwondo, são alguns dos exemplos que os mais de 4.200 atletas reunidos a partir desta quarta; Cerimônia de Abertura será às 18h, no Teatro Pedra do Reino

Voltar para
Voltar para

Um objetivo que se almeja é uma meta. E, para atingi-la, existem alguns caminhos. Nada melhor que alguém que já chegou lá para inspirar, dar fôlego aos sonhos e, claro, inspirar. Com a presença de quatro medalhistas olímpicos, dentre outros atletas olímpicos, os Jogos da Juventude CAIXA João Pessoa 2024 começam, oficialmente, às 18h desta quarta-feira, 13, com a Cerimônia de Abertura, no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções da cidade. Rebeca Andrade, da Ginástica Artística, Beatriz Souza, do Judô, Caio Bonfim, da Marcha Atlética, e o paraibano Netinho Pontes, do Taekwondo, são alguns dos exemplos que os mais de 4.200 atletas de até 17 anos, de 26 Estados e do Distrito Federal, poderão ver de perto na capital da Paraíba.

“Os Jogos da Juventude fazem parte de um caminho de desenvolvimento desse atleta, que um dia irá integrar uma seleção nacional e representará o Brasil em grandes eventos multiesportivos internacionais, como os Jogos Pan-americanos e os Jogos Olímpicos. Trabalhamos próximos às Confederações no planejamento de oportunidades futuras para os atletas que se destacarem nas competições, e com os Governos Estaduais, que em parceria com a Federações Estaduais, garantem a participação dos melhores atletas de cada modalidade. Estamos fortalecendo os Jogos da Juventude na perspectiva do rendimento esportivo”, disse Kenji Saito, diretor dos Jogos da Juventude CAIXA. 

E essa edição trouxe uma série de novidades no âmbito esportivo. A principal delas é que a esgrima, modalidade exibição na edição Ribeirão Preto 2023, agora entrou oficialmente no programa dos Jogos e distribuirá medalhas.

Pela primeira vez, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) vai fornecer uniformes padronizados para as equipes de esportes coletivos – vôlei, handebol e basquete -, totalizando mais de 4 mil peças de vestuário.

Graças à grande adesão de atletas, as modalidades Badminton e Ginástica Rítmica terão também pela primeira vez duas divisões, com acesso e descenso, para melhorar o equilíbrio dos níveis técnicos entre os estados. Inclusive, na GR haverá outra novidade: uma premiação especial (uma placa) para as atletas que realizarem a melhor apresentação artística e a melhor execução, independentemente da nota que define o pódio.

A prova por equipes do wrestling terá um novo formato, com três atletas de estilo greco-romano e três em estilo livre, em pesos diferentes. E, para comprovar a grandiosidade do evento, o vôlei de praia será disputado na mesma arena onde foi o Mundial do mês passado, em João Pessoa.

As primeiras delegações dos Estados chegaram nesta terça, 13, aos Jogos da Juventude CAIXA 2024. – Foto: Grazie Batista/COB

Falando em arenas, as competições vão se distribuir em 27 instalações esportivas, com um máximo de 10 delas com disputas simultâneas. Esses espaços receberão 130 toneladas de materiais esportivos de 10 cidades distintas até a cidade-sede do torneio. Três locais vão concentrar mais eventos, assim como acontece em eventos como os Jogos Olímpicos e Jogos Pan-Americanos.

A Vila Olímpica terá badminton, natação, basquete, atletismo e vôlei. Já no Centro de Convenções vão acontecer provas de judô, taekwondo, tiro com arco, ciclismo, wrestling, ginástica artística, esgrima e handebol. Na Orla de Cabo Branco serão disputados o triatlo, o vôlei de praia e as águas abertas.

As modalidades coletivas serão disputadas em cinco espaços: Ginásio Ronaldão – que também receberá a ginástica rítmica, Instituto de Cegos – que sediará as disputas do tênis de mesa também-, SESC, APCEF e Motiva Oriental.

“A excelência que buscamos na organização dos Jogos da Juventude é motivo de muito orgulho para o COB e tenho certeza de que em João Pessoa realizaremos mais uma etapa de muito sucesso. É um grande evento, que mobiliza diversas áreas e envolve milhares de profissionais. Nossa operação conta com o apoio fundamental do governo local, que apresentou todas as garantias para realizarmos um evento de alta qualidade”, completou Saito.

Atleta brinca na parede de escalada na chegada aos Jogos da Juventude CAIXA 2024. – Foto: Ana Patrícia/COB


Outros números impressionam. Para a edição deste ano, foram contratados 27 hotéis, em um total de 34.650 diárias de hospedagem para os mais de 4 mil atletas, mais de 750 treinadores, 558 árbitros contratados, e diversas outras pessoas envolvidas na organização do evento, entre elas 72 do COB trabalhando no comitê organizador, que também conta com outras 104 colaboradores externos.

Serão mais de 70 mil refeições servidas ao longo de todo o evento, para mais de 6 mil pessoas diretamente envolvidas na competição, em 22 áreas funcionais distintas. O restaurante tem capacidade de atender 800 pessoas simultaneamente e deve receber cerca de 2 mil em cada turno (almoço e jantar).

O processo seletivo para os Jogos da Juventude CAIXA, realizado pelas 27 unidades federativas, envolve mais de 2 milhões de estudantes nas etapas classificatórias, garantindo uma representação nacional abrangente e única, reforçando a cada ano o compromisso dos envolvidos com o esporte educacional.

Notícias relacionadas