A cidade-sede dos Jogos da Juventude 2024 segue se preparando para receber um dos maiores eventos multiesportivos para jovens atletas do Brasil. Com o intuito de acompanhar o andamento dos trabalhos na capital paraibana, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) enviou, entre os dias 17 e 19 de junho, uma equipe para vistoriar as instalações esportivas que serão utilizadas durante a competição.
Profissionais das áreas de marketing, eventos, tecnologia, esporte e juventude do COB, além do Canal Olímpico do Brasil e a produtora dos Jogos da Juventude 2024, mapearam, especificamente, os locais onde haverá as transmissões das disputas, cerimônia de abertura e centro de convivência. Neste sentido, foi possível definir posicionamento de câmeras, verificar os espaços que ficarão as identidades visuais, restaurante, pontos de internet e parte elétrica, por exemplo.
“Esta é uma segunda fase do projeto que iniciamos, após definirmos as principais instalações dos Jogos da Juventude. Agora é o refinamento da planta para que possamos entender, segundo a avaliação e critérios das áreas específicas, a infraestrutura de cada local e o que será preciso providenciar, a fim de que tenhamos mais um evento de sucesso”, disse Kenji Saito, Diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte do COB, área responsável pela realização dos Jogos da Juventude.
Além das inspeções, a equipe do COB se reuniu com autoridades locais, incluindo representantes da prefeitura e do governo estadual. As reuniões foram fundamentais para alinhar os detalhes dessa fase do cronograma de trabalhos e garantir que todas as exigências e padrões do COB sejam cumpridos.
“Com enorme satisfação recebemos, mais uma vez, a visita do COB com a finalidade de verificar como andam os trabalhos na nossa cidade, que será sede da edição dos Jogos da Juventude 2024. Pudemos alinhar, ainda, com a nossa equipe da secretaria, juntamente com o COB, todas as questões e tratativas para que esse trabalho possa ser revertido no sucesso esperado e desejado por todos nós”, afirmou Lindolfo Pires, secretário de estado da Juventude, Esporte e Lazer da Paraíba.
“Foi com imenso prazer que o governo do estado da Paraíba recebeu, essa semana, a comitiva do COB em várias visitas. Nas reuniões discutimos o que estava para acontecer e o que poderia ser ajustado, assim como resolver algumas pendências para fazermos o maior e melhor Jogos da Juventude”, completou Harlen Vilarim, secretário executivo de Esporte e Lazer da Paraíba.
Os Jogos da Juventude
Os Jogos da Juventude reúnem os melhores atletas de até 17 anos do Brasil, oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país para a disputa de 18 modalidades. São mais de 4 mil atletas participantes e, ao todo, mais de 6.000 pessoas envolvidas no evento, somando atletas, Comitê Organizador, voluntários, dirigentes, árbitros, treinadores, médicos, entre outros profissionais.
O evento multiesportivo é organizado pela área de Desenvolvimento Esportivo do COB e tem como objetivo oferecer suporte para as modalidades olímpicas por meio de ações que visam a formação de atletas jovens e profissionais do esporte. Em 2023, a cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo, recebeu os Jogos da Juventude, e trouxe pela primeira vez as disputas de triatlo, tiro com arco, águas abertas e esgrima. O atletismo também teve a estreia da marcha atlética, que se somou ao programa esportivo.