Jogos emocionantes marcam finais de Badminton nos Jogos da Juventude CAIXA João Pessoa 2024

São Paulo, Santa Catarina e Piauí conquistam os títulos da divisão A

Voltar para
Voltar para

O terceiro e último dia de badminton contou com jogos equilibrados e muita vibração nas arquibancadas, para a definição dos campeões dos Jogos da Juventude CAIXA João Pessoa 2024. Na divisão A, a delegação de São Paulo conquistou os títulos de simples masculino e dupla feminina. Santa Catarina levou as medalhas de ouro na dupla mista e no simples feminino. O Piauí foi o representante do Nordeste que conquistou o título na dupla masculina. Somente neste sábado (16), foram realizadas 30 partidas, entre semifinais e finais, das cinco categorias disputadas nas divisões A e B.

Um dos destaques da competição, a catarinense Leticia Andres não conteve a emoção ao conquistar a tão sonhada medalha de ouro no individual feminino dos Jogos da Juventude. Com 16 anos, Leticia sonha com a vida de atleta profissional e se diz realizada com seu resultado.

Letícia Pinto Andres – Badminton Santa Catarina – Fotos : André DurãoCOB

“Eu nem sei que pessoa eu seria se não tivesse conhecido o badminton. Hoje me sinto realizada e sigo cheia de metas no esporte. Sonhei muito com essa conquista e dessa vez veio. Superei o nervosismo da partida e conquistei a medalha individual que era a minha meta do ano. Estou muito feliz!”, comentou, Leticia.

A menina que extravasava a cada ponto conquistado em quadra, se mostrou tímida ao final da partida, mas contou com o apoio do pai, Anderson Andres, treinador da delegação de Santa Catarina. Ambos fazem parte da Associação Meio Oeste de Badminton, projeto social da cidade de Joaçaba, que revelou Letícia para o cenário nacional e atende mais de 200 crianças de escolas municipais.

 “Ela sonhou muito com esses resultados e ver a realização deste trabalho me enche de orgulho e nos faz acreditar que estamos no caminho certo. Com certeza, ela vai inspirar ainda mais novos talentos”, comentou Anderson Andres.

Letícia Andres e Anderson Andres – Badminton Santa Catarina – Fotos : André DurãoCOB

Complexo Esportivo de Badminton é um celeiro de novos talentos do Piauí para o Brasil.

Contando com a excelente estrutura disponibilizada no Complexo Esportivo de Badminton, localizado em Teresina, a delegação piauiense chegou a três finais em João Pessoa, garantindo um ouro e duas pratas. O estado tornou-se referência na modalidade ao abrigar, desde 2016, o complexo esportivo. Foi lá que surgiu Juliana Viana, atleta que conquistou a primeira vitória olímpica do Brasil, nos Jogos Olímpicos Paris 2024.

Mais uma revelação do projeto local, Fhelipe Lennon Santos chegou aos Jogos da Juventude em busca de títulos. Fhelipe começou no esporte há 10 anos, inspirado pelos primos, e agora conquistou o título de duplas mistas ao lado de um deles, Marcos Lima Filho.

Fhelipe Lennon e Marcos Filho – Badminton do Piauí – Fotos : André DurãoCOB

Para Fhelipe, contar com a estrutura do centro esportivo é essencial para seu crescimento. “Treinar lá é estar entre os melhores. Não só entre atletas, mas também com técnicos, fisioterapeutas e outras áreas de treinamento. Nós temos a melhor estrutura possível. Nos preparamos bastante e, agora, foi só aplicar tudo em quadra”, comentou o atleta, que vai voltar para casa com o ouro da dupla masculina e as pratas do simples e da dupla mista.

Com o objetivo de continuar no esporte, Fhelipe foca no treinamento diário para atingir suas próximas metas e alcançar grandes feitos. “Ano que vem quero conquistar uma medalha no Pan-Americano e, assim, chegar à seleção adulta. Mais para frente, estarei pronto para jogar uma Olimpíada”, finalizou Fhelipe Lennon Santos.

Disputado na Vila Olímpica Parahyba, o badminton contou com a estrutura de seis quadras oficiais e abrigou 201 partidas disputadas por atletas de todos os 26 estados e do Distrito Federal, em três dias de jogos.

Resultados das finais na divisão A:
Simples Masculino:
Joaquim Taveira (SP) d. Fhelipe Lennon (PI) 21-14 21-9
Simples Feminino:
Leticia Andres (SC) d. Juliana Barboza (SP) 21-15 13-21 21-15
Dupla Masculina:
Fhelipe Lennon e Marcos Lima Filho d. Carlos Pacheco e Eduardo Souza (RJ) 21-15 21-11
Dupla feminina:
Juliana Barboza e Laura da Silva d. Eduarda Prates e Laura Chiele (RS) 20-22 21-18 21-11
Dupla Mista:
Leticia Andres e Mateus de Jesus (SC) d. Fhelipe Lennon e Rayssa da Silva (PI) 21-19 21-13

Confira os demais resultados no app dos Jogos da Juventude CAIXA João Pessoa 2024.

Notícias relacionadas