Toda vez que entra no tapete para uma luta de wrestling, a sergipana Elizabeth Fontes, de 17 anos, carrega consigo a força dos seus ancestrais. E foi justamente no Dia da Consciência Negra, nesta quarta-feira, 20 de novembro, que a jovem colocou no peito a sua segunda medalha nos Jogos da Juventude CAIXA João Pessoa 2024. De origem humilde, a moradora da comunidade América, em Aracaju, mostrou muita garra e força para superar adversárias consideradas duras e ajudar a levar Sergipe ao bronze na disputa por equipes – ela já havia conquistado o terceiro lugar na categoria 73kg, na terça.
“Eu fico muito feliz de conquistar uma medalha no Dia da Consciência Negra. A gente sofre com racismo na vida, algumas pessoas acham que é uma besteira esse dia. Mas, nós negros, estamos acostumados a sofrer preconceito. Eu sinto muito orgulho de ser uma mulher negra e lutar pelas nossas causas”, comentou Elizabeth.
O início no wrestling aconteceu em um projeto social perto do América, que é considerado um dos bairros mais violentos da capital sergipana, mas é morada de muita gente trabalhadora, que vive dia a dia em busca de melhores condições para suas famílias.
“Meu bairro é um lugar de pessoas humildes, uma comunidade com pessoas de renda baixa. Eu comecei a treinar judô em um projeto social da Polícia Militar do Sergipe. E foi lá que conheci um técnico que me levou para o wrestling. Eu gostei da mudança e comecei a me destacar mais”, disse ela.
Em sua terceira edição de Jogos da Juventude, a lutadora sabia que era tudo ou nada para ir ao pódio, já que a competição organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) é para atletas de até 17 anos.
“Eu vinha para os Jogos da Juventude, mas não obtinha resultado. Então, para este ano, eu treinei muito mais para chegar aqui, em João Pessoa, e ir para o pódio. Estou muito feliz que tudo deu certo e saio com duas medalhas”, comemorou a desportista.
A família Fontes mostrou ter estrela na capital paraibana. Irmão de Elizabeth, Márcio Roberto, que competiu no judô, também vai levar para casa uma medalha de bronze, amealhada na categoria 50kg.