Sete modalidades formam a primeira de três ondas dos Jogos da Juventude Caixa João Pessoa 2024, que são organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e agitam a capital paraibana a partir desta quarta-feira (13) até o próximo dia 28. Horas antes da abertura da competição para jovens de até 17 anos, o ciclismo já terá a disputa das provas de Potência Máxima, nas categorias masculina, feminina e duplas mistas. Badminton, ginástica rítmica, judô, taekwondo, tênis de mesa e tiro com arco são os outros esportes que fazem parte dessa primeira leva que será fechada no sábado (16).
Inserida nos Jogos da Juventude na edição do ano passado, em Ribeirão Preto (SP), a prova de Potência Máxima mais uma vez vai ser a responsável pela entrega das primeiras medalhas da competição que reúne atletas das 27 unidades federativas do Brasil (26 estados e Distrito Federal). Concebida a partir de um protocolo de testes da União Ciclística Internacional (UCI), a disputa desafiará ciclistas a realizarem um sprint de 6 segundos, e vencerá quem produzir a maior potência na pedalada, no Centro de Convenções.
O ciclismo em João Pessoa seguirá na quinta-feira com as provas de velocidade 500m, prova por pontos, na sexta e estrada, em circuito, no sábado. Elas acontecerão no circuito montado nas 3 Ruas, no bairro Bancários.
Sempre com casa cheia, o judô movimentará o Centro de Convenções entre quinta e sábado. Estarão em ação judocas nas categorias 40kg, 44kg, 48kg, 52kg, 57kg, 63kg, 70kg e acima de 70kg (feminino), 50kg, 55kg, 60kg, 66kg, 73kg, 81kg, 90kg e acima de 90kg (masculino), equipes (masculina e feminina) e equipes mistas.
Também em um arena montada no Centro de Convenções, o taekwondo proporcionará para os jovens atletas o contato com um medalhista olímpico em Paris 2024. Nascido em João Pessoa, Edival Pontes, o Netinho, é um dos embaixadores dos Jogos da Juventude e vai incentivar os lutadores que serão distribuídos entre os pesos 44kg, 49kg, 55kg, 63kg e acima de 63kg (feminino) e 48kg, 55kg, 63kg, 73kg e acima de 73kg (masculino), além da disputa por equipes (feminina e masculina). Os combates acontecerão entre quinta e sábado.
Disputada de forma indoor nesta edição dos Jogos, o tiro com arco também terá um grande expoente da modalidade como embaixador: Marcus D’Almeida, atleta olímpico e um dos melhores arqueiros do mundo. O Centro de Convenções será palco das provas individual (masculina e feminina) e equipe mista, entre quinta e sábado.
Principal ginásio de João Pessoa, o Ronaldão sediará a ginástica rítmica, na sexta-feira e no sábado. Em duas divisões, as meninas estarão em ação nas provas individual geral, por equipes, bola e maça
No Instituto dos Cegos, o tênis de mesa vai reunir jovens nas disputas individual, equipes (feminina e masculina) e duplas mistas, entre quinta e sábado.
Já o badminton vai ter como sede a Vila Olímpica. A modalidade é outra a ter duas divisões nos Jogos da Juventude e acontecerá nas categorias feminina, masculina, duplas feminina, duplas masculina e duplas mistas.
Confira o calendário completo dos Jogos da Juventude CAIXA João Pessoa 2024