São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina jogam nesta 5ª pelos títulos da 1ª divisão dos Jogos da Juventude

Semifinais de handebol agitam penúltimo dia dos Jogos da Juventude CAIXA João Pessoa 2024

Voltar para
Voltar para

O penúltimo dia dos Jogos da Juventude CAIXA João Pessoa 2024 trouxe muitas emoções para as quadras de handebol, com as semifinais realizadas nesta quarta-feira (27). O público que prestigiou as partidas, reunindo os melhores atletas do país, com até 17 anos, pôde ver jovens empenhados em levar seus estados à decisão da competição. Após as definições, São Paulo e Santa Catarina farão a final masculina, repetindo a decisão de 2023, em que os catarinenses saíram vencedores. No feminino, Rio de Janeiro e São Paulo disputarão a final da primeira divisão.

Entre os meninos, São Paulo foi a primeira equipe a garantir vaga na decisão, ao vencer o Piauí por 27 a 17. O confronto foi equilibrado, mas a seleção paulista conseguiu abrir vantagem no início do primeiro tempo e manteve a liderança durante toda a partida. No início do segundo tempo, os piauienses chegaram a diminuir a diferença, mas São Paulo aproveitou as oportunidades em que o time nordestino estava sem goleiro e aumentou a vantagem.

Nathan Lima, de São Paulo. Foto: Gabriel Heusi/COB

“Hoje conseguimos seguir melhor as instruções dadas pela nossa técnica e conseguimos impor nosso ritmo de jogo. Estávamos preparados para esse confronto e, com certeza, esta vitória nos deu ainda mais confiança para buscar o título amanhã”, comentou Nathan Lima, de São Paulo, que fez parte da equipe vice-campeã do ano anterior.

Na partida seguinte, mais um confronto disputado deu a vaga a Santa Catarina, que venceu Pernambuco por 22 a 20. O time catarinense abriu o placar no primeiro ataque e, desde então, não perdeu a liderança. No entanto, em diversos momentos, a seleção pernambucana encostou e por pouco não conseguiu a virada. Os goleiros de ambas as equipes se destacaram no jogo.

“O jogo de hoje foi difícil e usamos muita estratégia para vencer. Tentamos não deixar o meio aberto porque nossos goleiros estão preparados para defender essas bolas. Conseguimos manter a base fechada e abrimos frente”, comentou Mateus Nunes. Animado com sua primeira edição dos Jogos, Mateus confirmou que o título é o objetivo maior. “Essa energia aqui é muito boa. Sabemos que São Paulo quer o título, mas não vai acontecer. Vamos fazer muitos gols e sair com a vitória”, completou.

Mateus Nunes, Santa Catarina, Foto: Gabriel Heusi/COB

No feminino, São Paulo e Rio de Janeiro se enfrentam em busca da medalha de ouro na manhã desta quinta-feira (28). No primeiro confronto da semifinal, São Paulo não teve muitas dificuldades para garantir a vitória sobre Santa Catarina, vencendo por 38 a 17. Já o Rio de Janeiro derrotou o Pará por 28 a 25, em um confronto mais equilibrado e com muitos gols. O time carioca segue em busca do bicampeonato dos Jogos da Juventude.

A professora Carla Antonucci, da equipe de São Paulo, comentou a relevância da competição, que reúne os melhores atletas do Brasil, e afirmou que as decisões terão jogos de alto nível técnico. “Independentemente dos resultados, quem sairá ganhando é o handebol brasileiro. Tivemos excelentes partidas todos os dias, e isso é muito importante para o desenvolvimento dos atletas. Amanhã, certamente, teremos bons jogos”, disse Carla Antonucci, treinadora das equipes masculina e feminina de São Paulo.

Professora Carla Antonucci. Foto: Grazie Batista/COB

Definidas as novas equipes da 1ª divisão

Minas Gerais conquistou a tão sonhada vaga para jogar na primeira divisão da próxima edição ao vencer Alagoas na semifinal da segunda divisão por 26 a 24, em um confronto decidido nos últimos minutos. O time mineiro esteve à frente do placar durante toda a etapa final, mas, faltando menos de dois minutos para o fim, os alagoanos empataram, e o clima de decisão tomou conta. Nos últimos lances, Minas conseguiu dois ataques certeiros, fechou a partida e a emoção transbordou em todos os jogadores.

“O jogo foi bem tenso e pensei que a gente iria perder. Eles marcaram forte, mas no final conseguimos a vitória. Já faz tempo que a gente queria subir para a 1ª divisão e agora deu certo. Estou feliz demais e vamos comemorar muito”, celebrou o estreante nos Jogos, Ítalo Santos, de Minas Gerais.

Ítalo Santos, de Minas Gerais em ação na semifinal da 2ª divisão. Foto: Gabriel Heusi/COB

Ainda no masculino, quem também garantiu presença entre as oito melhores equipes do país na edição de Brasília 2025 foi o Pará, que venceu Goiás por 22 a 19 na outra semifinal. Entre as meninas, os times que venceram suas partidas semifinais e se classificaram para a primeira divisão da próxima competição foram Paraná e Paraíba. As donas da casa contaram com o apoio da torcida para derrotar Mato Grosso por 19 a 17, enquanto o Paraná venceu o Piauí por 22 a 14.

Conheça a história de Lauendy Vitor, de São Paulo em: Ex-judoca deslancha no handebol, vira referência em seleção brasileira de base e dá show nos Jogos da Juventude.

Notícias relacionadas