O sonho da medalha de ouro de taekwondo ficou a apenas poucos pontos para Gleidson Geraldo Pereira, o “Tesouro” do time do Rio Grande do Norte. Em final decidida nos últimos golpes, o atleta ficou com a segunda colocação, na categoria até 63kg, dos Jogos da Juventude CAIXA João Pessoa 2024. Isto não tirou o sorriso do rosto do atleta, que conquistou sua segunda medalha de prata e agora tem como objetivo ir para a universidade e seguir trilhando um caminho vencedor no esporte. A medalha de ouro ficou com Nicolas Joaquim de Sousa de São Paulo, que venceu o combate por dois rounds a zero.
“Essa competição marcou minha vida, e encerrar o evento com uma medalha foi espetacular. A despedida é difícil, mas estou muito feliz por representar meu estado. Agora o sonho é uma medalha olímpica, mas espero poder começar a lutar no universitário e seguir no esporte”, contou emocionado. Aos 17 anos, Tesouro pretende terminar a escola e cursar Educação Física para trabalhar com formação de atletas de alto rendimento.
Confiança e determinação estão presentes na vida de Gleidson. Morador de Pau dos Ferros, cidade do interior do Rio Grande do Norte, com cerca de 32 mil habitantes, o taekwondista chegou a vender bolos e “dindin” (suco de fruta congelado em saquinho) para poder continuar investindo em sua carreira de atleta.
“Meus pais trabalham e me ajudam bastante, mas o sonho de competir no alto rendimento era caro e precisei vender os doces para ajudar e comprar equipamentos. Mas faria tudo de novo. Vale muito a pena você ir atrás de seus sonhos”, comentou orgulhoso de suas conquistas.
Com 17 anos, Gleidson é conhecido por todos pelo apelido de Tesouro, dado por sua mãe. O atleta o carrega com orgulho, mesmo sentimento que demonstra ao falar de sua cidade.
“Na minha cidade tem atletas que jogam futebol e vôlei, mas acredito ser eu quem tem mais títulos e tenha conseguido ir mais longe no esporte. Eu adoro meu lugar, não troco meu interior por cidade grande nenhuma”.
O taekwondo entrou na vida do atleta aos dez anos, após receber um panfleto de propaganda sobre a inauguração da academia que abriria perto de sua casa. A parceria surgiu, o projeto cresceu e tornou-se o Centro de Treinamento Pedro Ferreira, local de referência para jovens atletas.
“Esses projetos são essenciais para o desenvolvimento da modalidade. A Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) trabalha junto com as federações para mapear e ajudar ainda mais neste desenvolvimento. A realização dos Jogos da Juventude é um diferencial para nos auxiliar nesse processo e revelar novos talentos, como é o caso do Tesouro”, comentou Fábio Lourenço, observador da CBTKD nos Jogos da Juventude CAIXA João Pessoa 2024.